A grande degeneração: decadência do mundo ocidental
Main Article Content
Abstract
A crise econômica que se instalou no chamado mundo desenvolvido colocou em questão o modelo adotado baseado em taxas de juros baixas e crédito farto. Muitas análises foram produzidas nos últimos anos para explicar o fenômeno, geralmente a partir do pondo do de vista das teorias econômicas. Ferguson parte de outro paradigma, das relações econômicas como consequência da ação humana e das instituições, defendendo que a crise que se abateu sobre Europa, Japão e Estados Unidos tem como causa principal a estagnação do Estado Nacional e suas instituições. A partir dessa idéia, Ferguson retoma a história econômica e social para mostrar como uma sociedade desenvolvida pode se tornar estagnada e reverter de um estado de relativa riqueza em relação ao restante do mundo para um estado de dacadência sócio-econômica, tendo como principal exemplo o que aconteceu com a China a partir do século XV. O principal pressuposto do autor é que as instituições respondem em grande parte pelo sucesso de uma sociedade e é no papel que elas desempenham hoje que o cientista social deve buscar as causas para os problemas do atual momento econômico dos países desenvolvidos.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
OLIVEIRA JUNIOR, M. H. G. DE. A grande degeneração: decadência do mundo ocidental. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 8, n. 32, p. 153-154, 29 Aug. 2014.
Section
Book Reviews
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Meira Mattos Collection is licensed
From 2019 under Creative Commons conditions (CC BY 4.0)
Until 2018 under Creative Commons conditions (CC BY-NC-SA 4.0)
Licenses are listed on the article access page and detailed on the Copyright page of this publication.
Copyright: The authors are the copyright holders, without restrictions, of their articles.
Notice
For any reuse or distribution, you must make clear to third parties the terms of the license to which this work is submitted.