Em um mundo de ameaças transnacionais podemos permitir a falência dos Estados?
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo discute o fenômeno da falência dos Estados como problema de segurança internacional e se é possível permitir a falência dos Estados em um mundo globalizado. A análise utiliza algumas medidas para desenvolver o tema: em primeiro lugar, os principais conceitos teóricos são introduzidos, dos quais quase todos estão ligados às funções do Estado, e também o problema da medição e classificação de estados falidos é analisado. Em segundo lugar, as principais ameaças à segurança internacional, e as conexões entre essas ameaças e Estados falidos são examinados. Em terceiro lugar, o problema da ajuda internacional e a questão da construção do Estado é abordada. Por fim, a conclusão apresenta razões fundamentais para que não se permita a falência dos Estados.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La Colección Meira Mattos está licenciada
A partir de 2019 bajo condiciones Creative Commons (CC BY 4.0)
Hasta 2018 bajo condiciones Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
Las licencias se enumeran en la página de acceso al artículo y se detallan en la página de Derechos de autor/a de esta publicación.
Copyright: Los autores son los titulares de los derechos de autor, sin restricciones, de sus artículos.
Notifiación
Para cualquier tipo de reutilización o distribución, usted debe dejar claro a terceros los términos de la licencia a que se encuentra sometida esta obra.