A Amazônia através da mídia: a formação da opinião pública nacional em longo prazo
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo aborda a contribuição da mídia para a formação da opinião pública brasileira acerca da Amazônia. Nesse contexto, são inicialmente articulados fundamentos das ciências sociais e humanas que permitem compreender o processo de formação das opiniões. Posteriormente, são descritos os papéis históricos dos meios de comunicação impressos, os quais viabilizaram a difusão ao público nacional das impressões colhidas por viajantes e exploradores das terras amazônicas. Em acréscimo, são abordadas as atuais participações dos livros, da televisão e dos jornais no reforço das impressões historicamente formuladas, bem como são discutidos os conflitos decorrentes de duas destacadas perspectivas sobre a Amazônia: a desbravadora e a ambientalista.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La Colección Meira Mattos está licenciada
A partir de 2019 bajo condiciones Creative Commons (CC BY 4.0)
Hasta 2018 bajo condiciones Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
Las licencias se enumeran en la página de acceso al artículo y se detallan en la página de Derechos de autor/a de esta publicación.
Copyright: Los autores son los titulares de los derechos de autor, sin restricciones, de sus artículos.
Notifiación
Para cualquier tipo de reutilización o distribución, usted debe dejar claro a terceros los términos de la licencia a que se encuentra sometida esta obra.