Exército Imperial Japonês no período entre-guerras conceito operacional, planos de guerra e os objetivos estratégicos do estado Japonês
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo consiste em uma pesquisa inicial e exploratória sobre a formulação doutrinária do Exército Imperial do Japão e seu consequente conceito e planejamento operacional no entre-guerras. O conceito desenvolvido neste período e, eventualmente, aplicada na 2ª Guerra Mundial na Ásia, era denominado Sokkusen Sokketsu (“Combate Rápido, Decisão Rápida”). Por intermédio de uma metodologia histórico-explanatória objetiva-se demonstrar que o desenvolvimento desta formulação de forma independente, no período em tela, resultou em um descolamento entre os objetivos do Estado japonês e os objetivos elencados na guerra. Para isto o artigo inicialmente realiza um breve debate acerca da relação entre doutrina e Grande Estratégia e, posteriormente, busca relacionar a formulação doutrinária japonesa ao seu contexto internacional, securitário e histórico. Deste modo, argumenta-se que a avaliação doutrinária e operacional não pode existir descolada do contexto histórico, econômico e social em que o país se encontra. Ou seja, a efetividade doutrinária deve ser considerada a partir dos objetivos estratégicos de um Estado.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.