Em um mundo de ameaças transnacionais podemos permitir a falência dos Estados?
Palavras-chave:
Estados Falidos, Fail States. International Security. ForeignPolicy. Strategy. Estados Falidos. Segurança Internacional. Política Externa. Estratégia., Segurança Internacional, Política Externa, EstratégiaResumo
Este artigo discute o fenômeno da falência dos Estados como problema de segurança internacional e se é possível permitir a falência dos Estados em um mundo globalizado. A análise utiliza algumas medidas para desenvolver o tema: em primeiro lugar, os principais conceitos teóricos são introduzidos, dos quais quase todos estão ligados às funções do Estado, e também o problema da medição e classificação de estados falidos é analisado. Em segundo lugar, as principais ameaças à segurança internacional, e as conexões entre essas ameaças e Estados falidos são examinados. Em terceiro lugar, o problema da ajuda internacional e a questão da construção do Estado é abordada. Por fim, a conclusão apresenta razões fundamentais para que não se permita a falência dos Estados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.