RESENHA: The fifth domain

defending our country, our companies and ourselves in the age of cyber threats

Autores

  • Rafael Gonçalves Mota Universidade de Fortaleza. Faculdade Ari de Sá. Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.52781/cmm.a051

Palavras-chave:

Ciberameaça, Ciberespaço, Cibersegurança, Defesa

Resumo

O livro enfrenta uma questão contemporânea essencial: a definição dos limites de atuação, proteção e utilização do ciberespaço como um quinto domínio operacional, bem como em as medidas a serem tomadas para tornar esse ambiente mais seguro. Utilizando o termo adotado pelo Departamento de Defesa norte-americano, os autores usam a experiência prática para indicar uma agenda que vise criar meios para aprimorar a defesa de áreas como a segurança estatal, economia, democracia e privacidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Gonçalves Mota, Universidade de Fortaleza. Faculdade Ari de Sá. Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.

Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Professor Auxiliar da Universidade de Fortaleza (Unifor - Fortaleza, Ceará) e Professor Adjunto na Faculdade Ari de Sá (FAS- Fortaleza, Ceará). Ocupa também o cargo de Assessor de Desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Publicado

2021-05-07

Como Citar

MOTA, Rafael Gonçalves. RESENHA: The fifth domain: defending our country, our companies and ourselves in the age of cyber threats. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 15, n. 53, p. 245–247, 2021. DOI: 10.52781/cmm.a051. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/7329. Acesso em: 12 fev. 2026.