As novas tecnologias de informação e comunicação (TICS) e o processo ensino-aprendizagem de história na educação básica

entre o conhecimento e a mediação pedagógica

Autores

  • José Antônio Ribeiro de Araújo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antônio Ribeiro de Araújo

1º Sgt Eng (EsSA/2005, EASA/2017). Licenciado em História (Universidade Salgado de Oliveira, 2014) e Ensino da
Sociologia na Educação Básica (Faculdade Geremário Dantas, 2020); bacharel em Engenharia Civil (Centro Universitário Maurício de Nassau, 2017); pós-graduado em Avaliação e Perícias de Engenharia e Engenharia de Concreto Armado (Faculdade Unyleya, 2018); Mestrado em Engenharia da Energia (Politécnica de Pernambuco, 2021). Atualmente, é professor de Sociologia no Colégio M ilitar de Belo Horizonte.

Referências

BARBOSA, Irleide Dias de Souza. Informática educativa no ensino de história: perspectivas e procedimentos
metodológicos. Recife, 2000. Monografi a de Especialização (Informática na Educação), Universidade Federal de Pernambuco.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
introdução (5ª a 8ª série). Brasília: MEC/SEF, 1997a.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofi a da educação. São Paulo: Cortez, 1992.
MACHADO, Marta Maria Moreira. A informática no ensino da biologia do meio ambiente. Florianópolis: 2002.
Dissertação de Mestrado (Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina.
VALENTE, José Armando (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP / NIED,
1999.

Downloads

Publicado

2025-05-30

Como Citar

Antônio Ribeiro de Araújo, J. (2025). As novas tecnologias de informação e comunicação (TICS) e o processo ensino-aprendizagem de história na educação básica: entre o conhecimento e a mediação pedagógica. Revista Mario Travassos, 2(1), 95–100. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/RMT/article/view/13510