https://ebrevistas.eb.mil.br/adj/issue/feedO Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas2024-02-28T13:34:06+00:00Editorbdex.coter.2016@gmail.comOpen Journal Systems<div>A Revista Pedagógica da EASA apresenta as produções científicas de militares que participaram e participam da história desta distinta Escola.</div>https://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12415O Adjunto2024-02-28T13:34:04+00:00Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armasconhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>Os conceitos emitidos nas matérias constantes desta edição são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião deste Estabelecimento de Ensino e /ou do Exército Brasileiro. Salvo expressa disposição contrária, é permitida a reprodução total ou parcial das matérias publicadas, desde que mencionado o autor e a fonte.</p>2024-02-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12416Mensagem do Comandante da EASA2024-02-28T13:34:04+00:00Coronel Clauber Lobato Lorenzoniconhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>A Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) constitui-se em um respeitado Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro, que ao longo de sua existência vem aperfeiçoando os sargentos das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações e especializando os futuros Adjuntos de Comando ao desempenho de suas atribuições.</p>2024-02-28T12:56:38+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12417Parabéns à EASA!2024-02-28T13:34:05+00:00Santa Rosaconhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>Antes de dar início propriamente à temática<br>alusiva aos 30 (trinta) anos da Escola de<br>Aperfeiçoamento das Armas (EASA), há de se<br>considerar que este Oficial foi especializado na área de<br>ensino, no ano de 2012, por intermédio do Curso de<br>Coordenação Pedagógica (CCP), o qual foi realizado<br>no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de<br>Caxias (CEP/FDC). Cabe aqui salientar que tal<br>consideração não é relevante pela minha pessoa, mas<br>por eu ter sido discente da primeira turma daquele<br>Estabelecimento de Ensino direcionada para a<br>implantação da nova sistemática de ensino por<br>competências.</p>2024-02-28T12:57:31+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12418Ten Cel Tadeu Cerski2024-02-28T13:34:05+00:00Anderson Salvador da Silvaconhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>As origens do atual Curso de Aperfeiçoamento de<br>Sargentos (CAS) das Armas remonta a Lei de Ensino Militar de<br>1938, a qual tornava o CAS um requisito obrigatório para o<br>prosseguimento da carreira dos Sargentos do Exército Brasileiro,<br>conforme os artigos 11, 12 e 15, do Decreto-Lei Nº 432, de 19 de<br>maio de 1938.</p>2024-02-28T12:58:01+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12419O corpo de alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas2024-02-28T13:34:05+00:00Anderson Alex Caracioli Machadoconhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>O presente ensaio pretende divulgar o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), que nesse ano de 2023, completa o seu Jubileu de Prata, ou seja, vinte e cinco anos completamente alinhados com os processos de transformação da Dimensão Humana da Força. Nesse contexto, este assunto nos leva a reflexão de como o modelo do Corpo de Alunos adotado pela EASA, contribuiu com seu trabalho considerado pioneiro, totalmente focado na liderança, procurando cumprir com suas atribuições, criando relações de confiança com os seus subordinados, bem como servindo de apoio e modelo a essa parcela tão importante da Força, transmitindo valores e conhecimentos, e impactando de forma a contribuir no aperfeiçoamento e motivação dos nossos Sargentos-Alunos, principalmente no que se refere à valorização das praças do Exército Brasileiro.</p>2024-02-28T12:58:58+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12420O uso de jogos de tabuleiro modernos no trabalho com crianças com transtornos global de desenvolvimento2024-02-28T13:34:05+00:00Thiago Siqueira de Andradeconhecer@ebconhecer.eb.mil.brLaureana de Queiroz Marianoconhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>O presente artigo apresentou, por meio de pesquisa bibliográfica, os aspectos que envolvem o trabalho em educação especial e inclusiva feito com crianças com Transtornos Global de Desenvolvimento, propondo a utilização de jogos de tabuleiro modernos como atividade complementar sugerida aos programas de tratamento utilizados. Nesse contexto, foram estudados autores que explicitaram as características dos transtornos, programas e considerações sobre a importância da ludicidade no processo de educação. Concluiu-se que existem diversos jogos de tabuleiros modernos disponíveis no mercado, de forma acessível e que, utilizados de maneira correta e observando as necessidades das crianças, podem contribuir no processo de desenvolvimento destes indivíduos como uma atividade complementar.</p>2024-02-28T13:00:00+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12421Rede de Saúde Mental da EASA2024-02-28T13:34:05+00:00Ariela Pinto Quartieroconhecer@ebconhecer.eb.mil.brAndré Walter da Silva Marquesconhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>Este artigo propõe-se relatar a experiência com a temática<br>do suicídio contextualizando com a Rede de Saúde Mental que foi<br>desenvolvida na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das<br>Armas (EASA) em Cruz Alta, RS, a partir de 2020, e que segue<br>avançando nas medidas preventivas de acordo com as linhas de<br>esforços preconizados em Ordem de Serviço específica neste<br>Estabelecimento de Ensino.<br>Nos últimos anos, a estatística sobre o suicídio impacta a<br>sociedade com seus índices cada vez mais elevados. O suicídio não<br>escolhe raça, gênero, posição social ou grau de instrução e, entre os<br>militares, não é diferente, onde verifica-se um alto número de<br>óbitos. Nesse contexto, o artigo também analisa os dilemas da<br>profissão militar e as possíveis variáveis para o elevado número de<br>suicídios.</p>2024-02-28T13:00:51+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12422Comparação entre processo de formação do instrutor de corpo de tropa do Exército Brasileiro com o Exército Americano2024-02-28T13:34:05+00:00Lucas Xavier Machadoconhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>O presente artigo científico tem como objetivo apresentar um<br>comparativo no processo de formação do instrutor de corpo de<br>tropa do Exército Brasileiro e com o Exército Americano. Nesse<br>sentido, foi abordado como parte do referencial teórico uma breve<br>contextualização do assunto, formas de ingresso no Exército<br>Brasileiro e no Exército Americano, período de instrução<br>individual básica e habilitação para a função de instrutor de corpo<br>de tropa, sempre apresentando como esta situação ocorre nos<br>Exércitos Brasileiro e Americano. Para tanto será realizado uma<br>pesquisa de natureza aplicada, do tipo exploratória, por meio de<br>revisão bibliográfica. Com relação ao processo de formação do<br>instrutor de corpo de tropa em ambos Exércitos, foi possível<br>verificar que cada um possui formas distintas de ingresso nas suas<br>fileiras, bem como formas distintas de prover a qualificação para o<br>militar que estará habilitado a exercer a função de instrutor de<br>corpo de tropa, porém com a mesma aplicação prática, que é<br>prover os conhecimentos básicos e inicias aos soldados recémincorporados.<br>Por fim, será ratificado nas considerações finais a<br>diferenças existentes no processo de formação, em sua grande<br>maioria, fruto de diferentes estruturas organizacionais, bem como<br>as semelhanças, como o exercício da função e a importância dada<br>por cada um dos Exércitos analisados a formação e especialização<br>de seus recursos humanos.</p>2024-02-28T13:02:23+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12423O ensino de música como ferramenta de inclusão social2024-02-28T13:34:05+00:00Diego Batista da Silvaconhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>O presente artigo busca descrever a participação da educação musical no Programa Forças no Esporte na cidade de Cruz Alta – RS nos anos de 2018 e 2019. O programa é administrado pela Escola de Sargentos das Armas (EASA) e por um convite do comandante dessa organização militar houve a participação de integrantes da Banda de Música da Artilharia Divisionária da 3º Região de Exército. Este autor foi um dos participantes que por meio da construção de um coral de vozes foi uma estratégia de inclusão e valorização dos alunos do programa. O Objetivo foi refletir o potencial da inserção do ensino musical na realidade dos participantes, demonstrando o potencial interdisciplinar e social do ensino musical coletivo. Por uma pesquisa bibliográfica e descritiva resgatamos leituras e textos pertinentes a música. Esse resgate de indivíduos com risco de vulnerabilidade em prol de mudanças significativas que o coral de vozes proporcionou aos seus participantes nos anos citados.</p>2024-02-28T13:03:05+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12424O Capitão José Carlos Matildes dos Reis2024-02-28T13:34:05+00:00Leandro Marcos Mourão de Oliveiramourao1980@gmail.comLuís Antônio Fajardo Ponteslafp2000@yahoo.com.br<p>O objetivo do presente trabalho é tratar, em linhas gerais, do surgimento e de alguns dos fatos mais marcantes do serviço militar na cidade de São João Nepomuceno, em Minas Gerais, bem como mencionar a notável atuação que teve, em tal contexto, o Capitão JOSÉ CARLOS MATILDES DOS REIS, personagem de grande destaque na caserna e no meio social, desta cidade, e que também serve de tema para o presente esboço biográfico.</p>2024-02-28T13:03:51+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12425A importância da governança corporativa no Exército Brasileiro assim como a implementação da gestão de riscos na sua administração2024-02-28T13:34:05+00:00Franciele Moreira do Espírito Santoconhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>O presente trabalho teve como objetivo estudar sobre os conceitos de governança corporativa e gestão da riscos na sua administração, apresentando um breve panorama da importância da Gestão de Riscos, governança pública, accountability e Gestão de Processos, assim como apresentar a legislação que regulamenta a Gestão de Riscos na Administração Pública Federal e no Exército bem como, o estudo da metodologia como uma das ferramentas práticas e úteis para a Gestão de Riscos das Unidades Gestoras (UG). Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em publicações de artigos científicos e outras fontes de informações que amparam a realização deste trabalho.</p>2024-02-28T13:04:51+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12426Análise da grande estratégia da República Popular da China e dos Estados Unidos da América e seus impactos para América do Sul2024-02-28T13:34:05+00:00Tiago Ferreira Figueiredomandacaru22@hotmail.comMardonio Bezerra Silvamandacaru22@hotmail.com<p>Este artigo tem por objetivo analisar a Grande Estratégia da República Popular da China (RPC) e dos Estados Unidos da América (EUA) e seus impactos na América do Sul sob o enfoque da Teoria Realista das Relações Internacionais. Para tal, identifica a RPC e os EUA como potências econômicas que disputam fornecedores de matéria-prima e mercados consumidores para os seus produtos. Verifica os objetivos comuns presentes nas Grandes Estratégias dessas potências dentro do Sistema Internacional que geram competição conflitiva ou de rivalidades e trazem impactos na América do Sul. Observa ainda as mudanças e continuidades da política externa dessas potências após 2008, com ênfase nas relações com os países da América do Sul. Para melhor embasar o trabalho, são abordados ideias e conceitos sobre grande estratégia, relações internacionais, geopolítica e fatos históricos relevantes das relações internacionais dos países em estudo. Após identificados as causas que geram disputas, o trabalho analisa os objetivos que impactam a América do Sul bem como o tipo de impacto. A metodologia de pesquisa consiste na análise de conteúdo de fontes primárias, oriundas de documentos oficiais dos governos da RPC e dos EUA, a partir de um recorte específico de temas relativos à grande estratégia, além de bibliografia especializada. O resultado desta pesquisa é a caracterização da Grande Estratégia chinesa e estadunidense no período delimitado, com observações às mudanças táticas na política externa em relação aos países da América do Sul, oriunda da disputa pela hegemonia econômica mundial e os impactos decorrentes, inclusive socioambientais.</p>2024-02-28T13:05:40+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12427A Guerra Civil da Síria2024-02-28T13:34:05+00:00Christian Alberto Becker Scarduelliconhecer@ebconhecer.eb.mil.brLetiane Lopes de Freitasconhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>A Guerra Civil da Síria completou mais de uma década desde o seu início, a partir dos movimentos que ficaram conhecidos como Primavera Árabe. O grande número de pessoas mortas e deslocadas faz desse conflito um dos mais graves da história contemporânea e que até o momento não se vislumbra seu fim.</p>2024-02-28T13:06:27+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12433A experiência de participação no Curso de Aperfeiçoamento Médio das Armas e especialidades do Exército Argentino2024-02-28T13:34:05+00:00Thiago Delfino Silvaconhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>Forças Armadas de todo o mundo estabelecem uma série de acordos, parcerias e colaborações entre si, com o objetivo de fortalecer laços diplomáticos e proporcionar a seus militares as experiências e conhecimentos necessários para o aprimoramento da Força e o fortalecimento das relações mútuas.</p>2024-02-28T13:07:14+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12434Todo soldado é um sensor de inteligência2024-02-28T13:34:05+00:00Alexandre dos Reis Cabral Silvaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brEmanuel Carlos Cavalcante Limaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brDiôgo Monteiro de Souza Martinsconhecer@ebconhecer.eb.mil.brDiego Domingos Pereira da Silvaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brCleomarcio Gomes da Cruzconhecer@ebconhecer.eb.mil.brAntonio Faustino da Silva Filho (Orientador)conhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>O presente ensaio acadêmico tem por objetivo apresentar que todo Soldado é um sensor de inteligência e, também, demonstrar a importância da necessidade da qualificação de inteligência do Soldado Sensor (SS-2) na coleta/fornecimento de dados nas operações e na obtenção de conhecimento sobre as atividades dentro da sua Área de Operações (A Op). Essas atividades norteiam os Comandantes de fração nas tomadas de decisão, buscando reduzir os riscos na execução das diversas tarefas.</p>2024-02-28T13:08:45+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12435As formas de apoio da guerra eletrônica em operações de selva2024-02-28T13:34:06+00:00Thayllan Lopes Araújoconhecer@ebconhecer.eb.mil.brEmanuel Ferreira Mendesconhecer@ebconhecer.eb.mil.brBruno Freitas Burgardtconhecer@ebconhecer.eb.mil.brBruno Rodrigues dos Reisconhecer@ebconhecer.eb.mil.brLucas Xavier Machado (Orientador)conhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>O presente ensaio acadêmico visa expor o ambiente de selva, suas características e peculiaridades, mostrando como estes influenciam e ditam o ritmo e os procedimentos que as turmas de Guerra Eletrônica, em apoio aos diversos tipos de Operações de Selva, devem tomar. Além disso, visa também, mostrar a realidade e as dificuldades que a tropa de GE enfrenta durante o desenvolvimento de suas atividades no terreno, bem como a necessidade de material especializado para adequar-se à situação atual das atividades criminosas que afligem a região.</p>2024-02-28T13:09:25+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12436A influência da doutrina norte-americana na Segunda Guerra Mundial para o desenvolvimento doutrinário e do graduado do Exército Brasileiro2024-02-28T13:34:06+00:00Luiz Eduardo da Silva Aquinoconhecer@ebconhecer.eb.mil.brAcácio Severo Silvaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brMurillo Bertola Cristaldoconhecer@ebconhecer.eb.mil.brFelipe André Ferreira Ribeiro (Orientador)conhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>A 2ª Guerra Mundial promoveu expressivas mudanças na forma de combater nas guerras, influenciando exércitos de todos os continentes, inclusive o Exército Brasileiro (EB). Este ensaio tem como tema geral a contribuição da influência da doutrina militar norte-americana para a evolução profissional do graduado do EB, tendo como foco a evolução doutrinária do Exército e as implicações para os seus graduados. Como principal característica, destacamos a mudança da Doutrina Militar Francesa para a Doutrina Militar Norte-americana. Este ensaio se justifica pela necessidade de amplo conhecimento sobre um período da história que possui um grande significado para a formação e mudança da base doutrinária de combate do EB, especialmente com a criação de diversas escolas de formações com base no preparo e emprego adquiridos com a cooperação entre Brasil e Estados Unidos. A metodologia utilizada se constituiu basicamente por uma pesquisa bibliográfica exploratória e pesquisas científicas encontradas em grande parte na Biblioteca do Exército (BIBLIEx). Na conclusão, mostrar-se-á o porquê de a história mundial jamais ter se esquecido dos feitos das praças do EB no teatro de operações italiano e como a 2ª Guerra Mundial mudou o Exército de Caxias.</p>2024-02-28T13:10:05+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12437A importância da inserção do ensino de idioma na escola de formação de sargentos do Exército Brasileiro visando a excelência dos líderes de pequenas frações2024-02-28T13:34:06+00:00Tuinan Vieira Vetterconhecer@ebconhecer.eb.mil.brEmanuel dos Santos Oliveiraconhecer@ebconhecer.eb.mil.brCarlos Augusto Marinho Doria Costaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brThiago Gonçalves Funesconhecer@ebconhecer.eb.mil.brJonas Barcellos Escobar Corrêa (Orientador)conhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>Nos tempos atuais torna-se cada vez mais imprescindível o aprendizado de um novo idioma. Com o surgimento de novas tecnologias de informação, maior se tornou a difusão de novas redes e, consequentemente, do contato entre as pessoas. Nesse interim, destacamos a importância da habilitação em idioma por parte dos líderes de pequenas frações, tendo como finalidade o aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento da liderança. Com o intuito de esclarecer as necessidades demandadas, foi realizado um questionário para mensurar a quantidade de militares habilitados, em quais idiomas e a importância desse novo saber para o líder de pequenas frações. Foi realizada também uma pesquisa bibliográfica com base em livros, artigos e portarias voltados ao tema visando compreender as facilidades e dificuldades desse processo.</p>2024-02-28T13:13:00+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12438Proposta de melhorias no gerenciamento de estoques visando otimizar os processos de aquisição no âmbito das Organizações Militares do Exército Brasileiro2024-02-28T13:34:06+00:00Aírton Dias Dominguesconhecer@ebconhecer.eb.mil.brEduardo Vogel Scheidconhecer@ebconhecer.eb.mil.brRafael Domingos da Silvaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brRodolfo Silva Dinizconhecer@ebconhecer.eb.mil.brHiago Lopes Chagas (Orientador)conhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>A aquisição de materiais e a contratação de serviços na Administração Pública é, sem dúvidas, um dos principais setores que impactam o orçamento do Estado. Considerando o atual momento econômico mundial e a preocupação de haver dificuldade em importação de matérias-primas, como já ocorreu durante a pandemia de Covid-19, se faz ainda mais necessária uma gestão de compras eficiente e cautelosa. Além de contribuir para a redução de gastos desnecessários e evitar o desperdício de verba pública, uma boa gestão de compras e estoque também beneficia a entidade que usufrui desses recursos. Um controle adequado de estoque, em repartições públicas ou empresas de manufatura, mantém o bom funcionamento do setor e o adequado aproveitamento do investimento realizado nos processos aquisitivos. Dentro desse contexto, Organizações Militares (OM), especialmente as do Exército Brasileiro, necessitam de um gerenciamento eficaz da sua cadeia de suprimento, visto que disso depende a continuidade das atividades, o bom desempenho das missões propostas e, o mais importante, mantém as condições de emprego das OM na garantia da segurança nacional do nosso país. Diante do exposto, o presente trabalho buscou, através de pesquisa bibliográfica, trazer pontos em que cabem melhorias na gestão de estoques a fim de se obter uma otimização nos processos de aquisição dentro das OM.</p>2024-02-28T13:13:40+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12439Lavratura de auto de prisão em flagrante e atualizações relevantes acerca dos direitos e garantias constitucionais do flagranteado2024-02-28T13:34:06+00:00Gleyson Victor Silva Farias dos Santosconhecer@ebconhecer.eb.mil.brIgor Silva de Queiroz Bezerraconhecer@ebconhecer.eb.mil.brBernardo Moreno da Silva Júniorconhecer@ebconhecer.eb.mil.brMeyk Deykent Teófilo da Silva Silvaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brAldrei Durate de Almeida (Orientador)conhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>O presente ensaio acadêmico tem por objetivo apresentar a importância da correta lavratura do Auto de Prisão em Flagrante. Buscando atingir o objetivo central do ensaio acadêmico será abordado o conceito de Auto de Prisão em Flagrante, perfazendo princípios, finalidades e suas fases, enfatizando no âmbito das Organizações Militares do EB, destacando a correta lavratura, os direitos e as garantias constitucionais do preso. No que concerne a metodologia aplicada utilizou-se o método dedutivo, fundamentado em pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo e análise em doutrina, jurisprudência e legislações. O resultado final deste ensaio concluiu-se pela imprescindibilidade da correta lavratura do Auto de Prisão em Flagrante, que servirá de elementos para a formação da <em>opinio delicti</em> do representante do Ministério Público Militar.</p>2024-02-28T13:14:22+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12440A liderança dentro dos subsistemas de artilharia2024-02-28T13:34:06+00:00André Luiz da Silva Santanaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brVinicius Borges Simõesconhecer@ebconhecer.eb.mil.brRenan Leite da Silvaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brMário Sérgio Araújo Teixeira da Silvaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brGabriel Noronha Machado (Orientador)conhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>A Artilharia, dividida entre Artilharia de Campanha e Antiaérea, apresenta subsistemas como estrutura de atuação, constituindo-se como uma importante divisão de ações dentro da força militar. Para que estes se estabeleçam e desempenhe sua função de forma ordenada exige-se do profissional militar atitudes de liderança. Em específico, pela forma em que a Artilharia de Campanha se desdobra, exige-se ainda mais que essa liderança esteja presente desde as pequenas frações de modo a permitir uma atuação sistêmica. Desta maneira, este trabalho objetiva-se demonstrar, sob a forma de um ensaio, através de pesquisas bibliográficas, que a conduta e ações quanto ao exercício da liderança por base do militar, sargento, na função de comandante de pequenas frações dentro dos subsistemas de Artilharia tende a mesclar-se no desenvolvimento da liderança às características inerentes da Artilharia de Campanha.</p>2024-02-28T13:15:05+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12441A utilização do pessoal de saúde nas Ações Cívico Sociais (ACISO) e no processo de seleção para obtenção de dados de inteligência2024-02-28T13:34:06+00:00Rodrigo Assis de Sousaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brEverton Tadeu Rodrigues Passosconhecer@ebconhecer.eb.mil.brJoão Paulo Braz Limaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brVictor Eduardo Gomes da Silvaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brDirceu Paiva Guedes (Orientador)conhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>O presente ensaio acadêmico tem por objetivo apresentar uma proposta de utilizar do atendimento dos militares do Serviço de Saúde, seja durante as Ações Cívico Sociais (ACISO) ou na Comissão de Seleção (CS), para a coleta de informações e de dados relevantes ao conhecimento de contrainteligência, no que diz respeito ao público civil. Os militares da Seção de Inteligência, por intermédio do assessoramento ao comandante, alinhados com os militares da Seção de Saúde, realizarão o adestramento desses militares, capacitando-os a coletar oportunamente tais dados.</p>2024-02-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12442A doutrina sobre o emprego de meios de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos (IRVA) pelo Esquadrão de Cavalaria Mecanizado2024-02-28T13:34:06+00:00Sisson Menezes de Oliveira Júniorconhecer@ebconhecer.eb.mil.brVantuir dos Santos Rochaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brIgor de Oliveira Lucasconhecer@ebconhecer.eb.mil.brFelipe Streppel Drehmer (Orientador)conhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>A tecnologia e os avanços que ela traz influenciaram muito nos padrões das operações militares. Este ensaio tem como tema a necessidade de adequação do adestramento do Esquadrão de Cavalaria Mecanizado visando emprego especializado de meios Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos (IRVA) e, de maneira mais específica, a correta e oportuna utilização dos meios de IRVA. A questão motivadora deste ensaio é mensurar uma mudança de adestramento tendo em vista as capacidades IRVA de um Esquadrão Cavalaria Mecanizado. Tem como objetivo central analisar o emprego dos meios de IRVA por um Esquadrão Cavalaria Mecanizado. Este ensaio se justifica pela importância do tema para o combate moderno e, principalmente, no contexto das Operações de Amplo Espectro para a formação e obtenção de uma consciência situacional para a Força atuante. A metodologia utilizada para este ensaio foi uma revisão bibliográfica de caráter exploratória. Afirmamos que a base doutrinária da Cavalaria Mecanizada, como um todo, foi atualizada recentemente e encontra-se consolidada em Manuais de Campanha e em Cadernos de Instrução os quais contemplam o emprego dos meios de IRVA, mas como a doutrina militar sobre uma evolução permanentemente muito há a se desenvolver ainda de como utilizar os meios IRVA em prol do Esqd C Mec.</p>2024-02-28T13:17:15+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12443A importância do graduado aperfeiçoado no assessoramento jurídico da OM em relação ao FATD e à sindicância2024-02-28T13:34:06+00:00Cristiano Mateus Haackconhecer@ebconhecer.eb.mil.brDouglas Ferreira Luzconhecer@ebconhecer.eb.mil.brLeonir Gumissonconhecer@ebconhecer.eb.mil.brLucas Aquino (Orientador)conhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>O presente ensaio acadêmico tem por objetivo identificar em que medida o graduado aperfeiçoado é importante para o assessoramento jurídico da Organização Militar (OM) em relação ao Formulário de Apuração de Transgressão Disciplinar (FATD) e à sindicância. Nesse sentido, destaca-se a importância da contribuição desse militar na OM com seus conhecimentos técnicos e experiências sobre os referidos procedimentos. Para tanto, são abordados os principais problemas encontrados durante a realização dos referidos procedimentos, bem como os desafios que tais dificuldades impõem ao graduado aperfeiçoado. Por fim, o trabalho apresenta algumas possíveis soluções para um melhor assessoramento dos comandantes em todos os níveis, buscando, assim, um efetivo aumento da sensação de segurança jurídica, fator crucial para a tomada de decisões.</p>2024-02-28T13:17:57+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12444O emprego da repetidora Motorola GTR 8000 no ambiente operacional de montanha2024-02-28T13:34:06+00:00Pedro Felippe de Lima Ribeiroconhecer@ebconhecer.eb.mil.brMatheus Henrique de Souzaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brBreno Martinbiancoconhecer@ebconhecer.eb.mil.brWilliam Ferreira de Paula Varandasconhecer@ebconhecer.eb.mil.brLucas Aquino (Orientador)conhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>O presente ensaio acadêmico tem por objetivo levantar as principais dificuldades no emprego da repetidora GTR 8000 em operações no ambiente operacional de montanha, quando visa garantir o comando e controle entre a 4ª Bda Inf L Mth e seus batalhões subordinados. Como metodologia, foi utilizado o método dedutivo e a pesquisa bibliográfica, com enfoque na Doutrina Militar Terrestre, a qual norteia o emprego das diversas tropas nas operações básicas. Foi analisado o uso da repetidora para realizar os enlaces de pequenas e médias distâncias, nas áreas dos Postos de Comando, ou provendo as ligações entre brigada e batalhões, tendo em vista que o ambiente de montanha dificulta consideravelmente a mobilidade da tropa e a propagação das ondas eletromagnéticas. O enfoque foi dado na repetidora GTR8000, porque é o equipamento dotado atualmente à 4ª Bda Inf L Mth para tais operações. Como essa repetidora é um equipamento afeto ao Sistema de Comunicações Críticas, mas tem sido empregada também no contexto do Sistema Tático de Comunicações, as análises deste trabalho se voltaram às dificuldades no emprego desse equipamento no ambiente operacional de montanha. Nesse sentido, foram abordadas dificuldades relacionadas às restrições de mobilidade e à significativa formação de zonas de silêncio. Após isso, foram apresentadas as soluções que têm sido adotadas para mitigar esses problemas, relacionadas à operacionalização da GTR 8000 e o emprego integrado de mais de uma repetidora na mesma zona de ação.</p>2024-02-28T13:18:44+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armashttps://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12445As lideranças militares em casos históricos, concluindo sobre os ensinamentos para liderança militar nos dias atuais2024-02-28T13:34:06+00:00Leandro Fernandes Corrêaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brAllan Júlio Camargo Correiaconhecer@ebconhecer.eb.mil.brHenrique da Costa Godoiconhecer@ebconhecer.eb.mil.brDanilo Pinheiro Coelhoconhecer@ebconhecer.eb.mil.brbrPedro Henrique de Souza Mosqueiraconhecer@ebconhecer.eb.mil.brMarcione Teixeira Fagundes (Orientador)conhecer@ebconhecer.eb.mil.br<p>A liderança é um preceito fundamental para qualquer exército. Sem ela, não existe harmonia dentre as tropas. Não é de espantar que ela é a principal disciplina lecionada nas escolas militares. Contudo, a liderança militar é um conceito muito complicado de se desenvolver no campo das ideias e é quase impossível aplicar a teoria sem que tenhamos um norte para seguir. Por isso, o presente ensaio tem por objetivo apresentar de forma tangível os conceitos de liderança situacional, carismática, autocrática e estratégica através da história de homens como Max Wolff, Desmond Doss, Marco Aurélio e Napoleão Bonaparte, respectivamente. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para a realização do presente estudo. No referencial teórico, exemplificamos os conceitos abstratos de liderança de forma prática através das ações vividas pelos quatro homens elencados. Na conclusão, fica evidenciado que, mesmo sendo um termo muito difícil de transição da teoria para a prática, é possível aplicarmos os conceitos em campo utilizando-se de exemplos de líderes como esses que viveram situações adversas, tornando assim a didática mais compreensível.</p>2024-02-28T13:19:25+00:00Copyright (c) 2024 O Adjunto: Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas