Revista Agulhas Negras https://ebrevistas.eb.mil.br/aman <p><strong>Foco e Escopo</strong></p> <p>A <strong>Revista Agulhas Negras</strong> (RAN) é uma publicação semestral do Programa de Graduação em Ciências Militares da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), de natureza acadêmica, sem fins lucrativos. Por ser multidisciplinar, tem por objetivo a divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos cujo escopo é o desenvolvimento, implementação e/ou aperfeiçoamento da Doutrina Militar Terrestre nas áreas Operacional, Informacional e nas linhas de Defesa, Segurança, Educação, Comportamento e Administração. <strong>ISSN: 2595-1084</strong></p> pt-BR editorchefe.ran@aman.eb.mil.br (Cel R1 RAFAEL ROESLER) ran.editor@aman.eb.mil.br (Cap Arlindo José de BARROS Junior) Ter, 14 Mai 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.4 https://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Capacidades e Vulnerabilidades dos Exércitos no Combate à Pandemia https://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12414 <p>Esta pesquisa visa aprofundar a resposta do Exército Português à pandemia de coronavírus, com um foco direcionado para o apoio logístico prestado. A abordagem metodológica adotada abrangeu a realização de três estudos de caso em distintos países, incluindo Portugal, com semelhanças na doutrina logística aplicada. A metodologia compreendeu uma estratégia de pesquisa qualitativa que combinou revisão de literatura especializada com entrevistas realizadas junto das entidades envolvidas no suporte logístico providenciado pelo Exército Português. Os principais resultados obtidos apontam para a necessidade de uma maior coordenação dos esforços por parte do Exército Português, identificando-se igualmente potencialidades e vulnerabilidades significativas na sua resposta durante a pandemia.</p> António Ribeiro, Paulo Gomes, Renato Santos (Autor) Copyright (c) 2024 António Ribeiro, Paulo Gomes, Renato Santos (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12414 Ter, 14 Mai 2024 16:38:08 +0000 Programa VIVER https://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12247 <p>O presente estudo tem por objetivo avaliar a importância da implantação do Programa VIVER no âmbito do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) e, com isso, colaborar com o desenvolvimento de atitudes, valores e competências socioemocionais de seus alunos. O tema foi escolhido pela relevância que se tem dado à formação integral do Corpo Discente dos Colégios Militares (CM), especialmente nos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos, ainda mais após a pandemia de COVID-19 que trouxe, dentre outras mazelas, prejuízos significativos ao processo de ensino-aprendizagem. Acrônimo dos verbos Valorizar, Informar, Vigiar, Estimular e Respeitar, seus 5 (cinco) projetos que constituem a estrutura analítica do programa, o “VIVER” tem colaborado positivamente com a mudança de comportamento dos alunos do sistema, tornando-os mais autônomos, críticos e reflexivos. Além disso, o programa auxilia o Projeto Pedagógico do SCMB 2021-2025 no aperfeiçoamento do Ensino por Competências implantado nas Escolas Militares do Exército em 2018, colaborando, ainda, com a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) no desenvolvimento e na avaliação de conteúdos atitudinais dos alunos dos CM. Assim, aproveitando-se da experiência do autor como Psicopedagogo e Diretor de um dos 15 (quinze) CM, onde o Programa VIVER foi primeiramente implementado, pretende-se destacar a ênfase que vem sendo dada à aprendizagem socioemocional no SCMB, consolidando, junto aos alunos, princípios e valores caros à Instituição, tais como o respeito, a camaradagem, a lealdade, o patriotismo e o civismo.</p> ITALO MAINIERI JUNIOR (Autor) Copyright (c) 2024 ITALO MAINIERI JUNIOR (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12247 Ter, 14 Mai 2024 16:45:24 +0000 A Média Geométrica como Medida de Desempenho Escolar https://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12541 <p>A média aritmética (MA) é tradicionalmente utilizada como medida de tendência central para classificar alunos, mas apresenta limitações como a influência de valores extremos e a não consideração da regularidade das notas. Este artigo propõe um método alternativo de classificação que valoriza o desempenho regular do discente ao longo do curso e reduz o impacto de notas extremas. Através de um estudo quantitativo descritivo com simulação, comparou-se o método tradicional com o uso da média harmônica e geométrica. Os resultados revelaram mudanças significativas na classificação final dos alunos, demonstrando que a média geométrica é a mais adequada para valorizar alunos com bom desempenho e destacar os mais regulares em relação às notas. O estudo contribui para a área de concentração em defesa nacional, abrindo espaço para pesquisas futuras sobre o impacto da regularidade do desempenho na formação de profissionais nesse campo.</p> Roberto Campos Leoni, Bruno Freitas Pinto, Diego Camillo (Autor) Copyright (c) 2024 Roberto Campos Leoni, Bruno Freitas Pinto, Diego Camillo (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12541 Ter, 14 Mai 2024 17:49:39 +0000 Uma Análise dos Riscos da Dependência de Componentes Eletrônicos Importados Para os Equipamentos de Simulação Viva do CA-Leste https://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12320 <p>Este artigo trata dos riscos da dependência de componentes eletrônicos importados para os equipamentos de simulação viva do CA-Leste (Centro de Adestramento-Leste), sob a ótica da sua relação com a gestão de riscos e a gestão do ciclo de vida dos meios de simulação para o Exército Brasileiro (EB). Por meio de uma pesquisa qualitativa, método de pesquisa exploratória e a técnica de análise de conteúdo para o tema, o trabalho estabelece bases conceituais que verificam as premissas consideradas no projeto e analisa os riscos da dependência de componentes eletrônicos importados com vistas a explorar mecanismos para o alinhamento dos níveis adequados de exposição a riscos com as estratégias adotadas pelo EB, além da verificação da possibilidade do aumento da capacidade da Instituição em lidar com incertezas e contribuir para o uso eficiente e efetivo dos recursos públicos. Especial atenção é dedicada ao papel da Gestão de Riscos e Ciclo de Vida, representada no caso em estudo pelas duas categorias da análise de conteúdo. Nesse contexto, observa-se a significativa ênfase dada pela Diretriz Normativa do SSEB (Sistema de Simulação do Exército Brasileiro) à gestão dos Custos do Ciclo de Vida dos sistemas de simulação. Essa ênfase é evidente em todas as análises relacionadas ao tema, demonstrando a necessidade de estrita conformidade com as diretrizes do SSEB neste trabalho.</p> WAGNER DE ABREU MORAIS, ERROL FERNANDO ZEPKA PEREIRA JUNIOR (Autor) Copyright (c) 2024 WAGNER DE ABREU MORAIS, ERROL FERNANDO ZEPKA PEREIRA JUNIOR (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12320 Ter, 14 Mai 2024 18:23:24 +0000