Refugiados venezuelanos nas fronteiras do Brasil durante a pandemia da covid-19 uma análise a partir dos estudos de segurança

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luísa Guimarães Vaz
João Batista de Aguiar Filho

Resumo

A pandemia da Covid-19 impactou incisivamente nas questões migratórias em Roraima, produzindo efeitos tanto nos fluxos de migrantes e refugiados vindos da Venezuela, como também na gestão dos processos migratórios realizada por governos, organizações internacionais e atores civis. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e expor a situação dos refugiados venezuelanos nas fronteiras brasileiras durante a pandemia do Coronavírus, analisando o fluxo migratório a partir dos estudos de segurança internacional, sob a teoria de Buzan e Weaver. Para isto, foi realizado um clipping sobre a atuação da Operação Acolhida, deflagrada pelo Exército Brasileiro em 2018, considerada uma Força-Tarefa Logística Humanitária, focando nas ações desenvolvidas durante a pandemia. Torna-se necessário e urgente a cooperação colaborativa e solidária entre os agentes nacionais e transnacionais para mitigar o sofrimento das pessoas que se encontram vulneráveis, como os refugiados, que antes do fechamento da fronteira, chegavam diariamente em grande número ao território brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GUIMARÃES VAZ, L.; BATISTA DE AGUIAR FILHO, J. . Refugiados venezuelanos nas fronteiras do Brasil durante a pandemia da covid-19: uma análise a partir dos estudos de segurança. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 16, n. 55, p. 25–42, 2021. DOI: 10.52781/cmm.a060. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RMM/article/view/8074. Acesso em: 14 jan. 2026.
Seção
Artigos Científicos