Sala temática de Astronomia – levando conhecimentos do sistema solar para alunos do interior do município de São Borja-RS

  • Dr. Mairon Melo Machado Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja
  • Giovana Caroline Garcia Silveira Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja
  • Gabriel Jorge Franco Betim Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja
  • Larissa Cruz de Moura Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja
  • Rithiele Fernandes Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja
Palavras-chave: Astronomia; Espaço Não-Formal de Ensino; Projeto de Extensão

Resumo

Este trabalho relata a visita do projeto de extensão Astronomia Na Escola à Escola Estadual de Ensino Fundamental São Judas Tadeu, localizada no interior do município de São Borja. O projeto ocorre desde 2010 neste município, estando cadastrado no Instituto Federal Farroupilha, campus São Borja, cidade que está localizada na fronteira Brasil-Argentina, no estado do Rio Grande do Sul, e já atendeu, desde então, mais de 5000 visitantes. A visita aqui relatada ocorreu no dia 23 de setembro de 2022, tendo a participação de aproximadamente 100 alunos, além de docentes e pais de alunos. Nela, os autores puderam, através de uma Sala Temática sobre Astronomia, apresentar e ensinar conhecimentos básicos sobre os planetas do Sistema Solar, formação de eclipses, constituição das crateras da Lua, as diferentes fases da Lua, e ainda conhecimentos gerais sobre o tema Astronomia. Esta foi a primeira atividade presencial do projeto Astronomia na Escola em dois anos, em virtude da pandemia de Covid-19 que assolou o planeta desde 2020, e foi uma grande alegria para todos os envolvidos poder compartilhar conhecimentos desta área da Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-06-02
Como Citar
Melo Machado, M., Garcia Silveira, G. C., Franco Betim, G. J., Cruz de Moura, L., & Fernandes, R. (2023). Sala temática de Astronomia – levando conhecimentos do sistema solar para alunos do interior do município de São Borja-RS. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 13(1), 7-19. https://doi.org/10.5281/zenodo.8015514