Geeks & Threads: Prática de ensino voltada à discussão de temas emergentes em computação
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8015508Palavras-chave:
Tecnologia da Informação; Ensino; InovaçãoResumo
As tecnologias da informação e comunicação estão presentes no cotidiano das pessoas e provocam, por sua característica inovadora, uma explosão tecnológica que apresenta novas propostas e molda os mais variados setores da sociedade. As transformações trazidas por estes mecanismos não podem passar despercebidas, especialmente no universo acadêmico, onde se processa uma ligação profunda entre informação, aprendizagem e conhecimento, na qual o processo de pedagógico precisa buscar novas fronteiras e adaptações para que não fique distante do novo modo de ser dos sujeitos. Considerando este cenário, se propõe uma metodologia cujo objetivo é promover a interdisciplinaridade, interação e crítica dos estudantes através da discussão de temas inerentes a área de formação. A aplicação dessa metodologia mostrou-se eficiente e pode implicar positivamente nas métricas pedagógicas do processo de ensino e aprendizagem e na formação de profissionais alinhados com as novas tecnologias do mercado. Como resultado, este relato de experiência reporta os encontros do projeto Geeks & Threads executados com os alunos e alunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal Farroupilha, campus São Borja.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.