ANÁLISE DA POTABILIDADE DA ÁGUA DE NASCENTES PROTEGIDAS PELO MÉTODO SOLO CIMENTO NO MUNICÍPIO DE PALMAS-PR
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8015495Palavras-chave:
Coliformes; Contaminação de água; E. coli.Resumo
O presente trabalho foi realizado no município de Palmas, Paraná, entre os meses de dezembro de 2018 e outubro de 2019, e teve como objetivo analisar os aspectos microbiológicos, físicos e químicos de algumas nascentes protegidas pelo método solo cimento. Para a pesquisa, foram selecionadas sete nascentes, algumas localizadas próximas a grande circulação de pessoas e outras em zonas rurais e que são utilizadas para consumo pelos moradores locais. Foram coletadas duas amostras de cada nascente e para os resultados conflitantes uma terceira coleta foi realizada. As amostras foram recolhidas em frascos esterilizados diretamente da nascente e encaminhadas ao laboratório de Microbiologia do Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas. Para determinação de coliformes totais e E. coli, utilizou-se o meio de cultura Aquatest coli® e para determinação dos parâmetros pH e turbidez, utilizou-se o peagâmetro digital e o turbidímetro, respectivamente. De acordo com os resultados, seis das sete nascentes analisadas estão contaminadas por bactérias do grupo coliformes totais e E. coli. Em relação ao pH, todas possuem águas levemente ácidas. Quase todas as nascentes apresentaram valores de turbidez em acordo com a Portaria do Ministério da Saúde Nº 2914 de 12/12/2011. Conclui-se, portanto, que a água da maior parte das nascentes não atende aos padrões de potabilidade e que seu consumo é um fator de risco para a saúde de quem a utiliza. A proteção solo cimento não foi suficiente para impedir a contaminação dos mananciais, sendo necessárias medidas de tratamento adequado às águas antes do consumo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.