ELECTROMYOGRAPHIC AND POSTURAL ANALYSIS IN SCOLIOSIS DISEASE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8015501Palavras-chave:
Pilates; Escoliose; Eletromiografia; SimetrografiaResumo
O estudo avaliou o Método Pilates (MP) no alinhamento postural de 22 adolescentes escolióticos por meio de eletromiografia e simetrografia. Métodos: Os participantes foram submetidos à avaliação postural e eletromiográfica dos músculos trapézio, eretores da espinha, oblíquos e retos abdominais, processados no domínio do tempo (EMGAmp) e espectral (EMGFmed). Após a avaliação, foram realizadas 24 sessões de um protocolo de MP e novamente submetidas às avaliações iniciais. Resultados: Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas no alinhamento postural (40,9%) (p<0,001). No exame eletromiográfico, verificou-se, em relação à EMGAmp, diferenças comparativas entre os lados direito e esquerdo. EMGAmp diminuiu em ambos os lados da coluna com maior diminuição para o lado direito na escoliose postural direita (EPD) (p = 0,004), na escoliose torácica direita (ETD) (p <0,001), na escoliose torácica esquerda (ETE) (p <0,001) ), na escoliose toracolombar direita (ETLD) (p = 0,030) e na escoliose toracolombar dextroconvexa à esquerda (ETLEDC). Em relação ao EMGFmed, verificou-se aumento em ambos os lados da coluna em todas as classificações de escoliose investigadas, com destaque para o lado direito em EPD (p<0,001), ETD (p<0,001) e ETE (p = 0,005). Nos lados direito e esquerdo do ETLD (p = 0,002), no ETLE, lado esquerdo (p = 0,066) e lado direito do ETLEDC. Conclusão: Os achados apontam para a importância da MP como meio de tratamento conservador da escoliose, gerando aumento das ativações neuromusculares e posturais. Existem diferenças significativas nas classificações da escoliose que apresentam apenas uma curvatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.