UMA ANÁLISE SOBRE O CANTO ORFEÔNICO NA ESCOLA SECUNDÁRIA EM CURITIBA AO FINAL DA DÉCADA DE 40

  • Marlus Valérius Klinguelfus Borges SEED
  • Luiz Henrique Vieira da Silva2
Palavras-chave: Villa Lobos, Canto Orfeônico, História

Resumo

O presente estudo procurará conhecer as questões relativas aos projetos educacionais para a formação social do Brasil, envolvendo a disciplina Canto Orfeônico na cidade de Curitiba ao final da década de 40. Um período de transformações econômicas e políticas, e com o fim da Segunda Guerra Mundial as escolas tornaram-se alvos para o desenvolvimento científico, cultural e político, em que a história política revela fatos marcantes e a estreita relação entre educação, cultura e economia que se materializam nos projetos educacionais de formação do povo brasileiro. Do Canto Orfeônico até a implantação da lei 11.769/08 que retorna a educação musical ao currículo das escolas no Brasil, é necessário entender quais eram as finalidades do Canto Orfeônico como disciplina escolar e
ferramenta eficiente na formação das representações e imagens da sociedade nesse recorte temporal. A pesquisa foi realizada com base metodológica em análises de bibliografias através de estruturas de textos, permitindo o estudo da história e das relações entre o passado e o presente. Por fim, discorreremos sobre as sociabilidades do Canto Orfeônico nas escolas públicas do Paraná.

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Publicado
2023-06-12
Como Citar
Borges, M. V. K., & Silva, L. H. V. da. (2023). UMA ANÁLISE SOBRE O CANTO ORFEÔNICO NA ESCOLA SECUNDÁRIA EM CURITIBA AO FINAL DA DÉCADA DE 40. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 6(1), 50-66. https://doi.org/10.5281/zenodo.8030731