A NATUREZA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • Elda Cristina Carneiro da Silva CMC
Palavras-chave: educação em ciências, natureza da ciência, visões deformadas, livros didáticos

Resumo

Neste artigo discorremos sobre a natureza da ciência e sua interface com a educação em ciências, por meio da abordagem histórico-filosófica, no intuito de apresentar aspectos relacionados ao processo de construção do conhecimento científico e suas potencialidades de utilização nas aulas de Ciências Físicas e Biológicas (CFB) e Biologia, contribuindo para reflexões e críticas dos professores destas disciplinas quanto às concepções sobre ciência que são veiculadas nos livros didáticos, ao confrontá-las com suas próprias concepções epistemológicas. Tais considerações são pautadas em revisão de literatura sobre esta temática, com destaque para as visões deformadas do trabalho científico propostas por Gil Pérez et al. (2001), as quais a educação em ciências pode reforçar por ação ou omissão.

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Publicado
2023-06-13
Como Citar
Silva, E. C. C. da. (2023). A NATUREZA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 6(1), 76-96. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/11831