A EDUCAÇÃO DE SUPERDOTADOS: PROGRAMAS QUE ESBARRAM EM MITOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8092834Palavras-chave:
educação, educação especial, educação inclusivaResumo
: O presente artigo apresenta alguns mitos que fazem parte da concepção de superdotação comum entre educadores brasileiros. Apresenta o conceito atual de superdotação/altas habilidades adotada pela legislação do país. Descreve algumas alternativas de atendimento aos alunos portadores de altas habilidades em âmbito escolar. Discute alguns dos principais mitos que podem ser entraves à implementação de programas de atendimento aos alunos que apresentem capacidades superiores em áreas diversas. Alerta para a importância do estabelecimento de políticas educacionais locais para o atendimento de tal clientela. Conclui que a superação de algumas crenças sobre a educação dos indivíduos superdotados pode levar a um atendimento adequado, para que a perda de talentos seja minimizada, ao menos em nível local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.