ESTUDO DA APLICAÇÃO DA EQUAÇÃO DE DIFERENÇAS EM FINANCIAMENTOS HABITACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8092846Palavras-chave:
Equação de Diferenças, Financiamento, AmortizaçãoResumo
O artigo está dividido em três partes. A primeira parte consiste no desenvolvimento do conteúdo matemático de Análise Real, Séries Infinitas e Geométricas,
para situar o leitor do tema que será trabalhado e desenvolver este conteúdo até a dedução das Equações de Diferenças. Na segunda parte são abordados os planos de amortização para financiamentos e mais especificamente os financiamentos habitacionais da Caixa Econômica Federal, demonstrando as situações e formas de amortizar um financiamento, para aumentar a compreensão sobre o caso a ser estudado e também conhecer os métodos utilizados pela Caixa Econômica Federal para modelagem das situações de financiamentos. Na terceira parte é aplicada uma Equação de Diferenças no processo de amortização das dívidas de um financiamento habitacional da Caixa Econômica Federal. Ao final, é realizado um comparativo entre o método que utiliza a Equação de Diferenças e o método hoje utilizado pela Caixa Econômica Federal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.