A VILA ZUMBI DOS PALMARES SOB A ÓTICA GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8231544Keywords:
periferias urbanas, desconstrução, mitificação, semiologia, desperiferizaçãoAbstract
Buscou-se associar elementos das geografias urbana e cultural no sentido de desconstruir alguns dos mitos criados com relação às periferias urbanas, contextualizando as semiologias estabelecidas e reestabelecidas em uma vila localizada na porção leste do entorno do Aglomerado Metropolitano de Curitiba – a vila Zumbi dos Palmares. Destacam-se dois momentos: o primeiro, abarcando desde sua origem no ano de 1991, a partir de uma ocupação irregular, periferizada com inúmeras precariedades socioeconômicas e infraestrutura precária e o segundo ao sofrer forte intervenção do Estado, a partir do ano de 2004, com a implantação de um projeto de regularização fundiária e desenvolvimento socioambiental. Assim, a Vila Zumbi passou por transformações, as quais promoveram um grande êxodo dos seus ocupantes iniciais e ao mesmo tempo, atraíram outros, portadores de diferentes bagagens culturais
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.