SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
OS DESAFIOS DA PROFISSÃO
Palavras-chave:
Supervisão, Orientação, Cidadania, EducaçãoResumo
Este artigo científico apresenta uma edição dedicada aos desafios da rotina da supervisão e orientação educacional. Primeiro, busca situar o contexto que levou a abordagem da supervisão e orientação, a seguir, é esclarecido como a adesão a essa atividade envolve mudanças significativas no treinamento do profissional e no papel que ele desempenha em sua profissão. E finalmente, destaca sua contribuição para resolver os problemas, ora supervisionando e ora orientando docentes e discentes respectivamente, em um contexto dinâmico de mudanças socioeconômicas. E como a nossa sociedade contemporânea está passando por uma importante transição, e essa transformação questiona o conceito de cidadania, a participação na vida escolar tem registrado como objetivo proporcionar aos alunos uma cultura política, assim como adquirir as atitudes e valores considerados necessários para a vida em sociedade, e então participar ativamente da gestão e regulação da vida coletiva, começando com o da escola. Enquanto o objetivo perseguido pelos docentes é adquirir o conhecimento e dominar as habilidades que lhe permitirão aplicar o programa proposto pela instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.