OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8088097Palavras-chave:
educação especial, inclusão, militar, legislaçãoResumo
O presente artigo revela alguns, dos principais aspectos legais, que permeiam a trajetória da educação especial sob um viés inclusivo no Brasil, bem como contempla as abordagens estabelecidas pelo Sistema Colégio Militar de Curitiba para melhor atender aos alunos dessa modalidade educacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento bibliográfico, no intuito de reunir as principais legislações e autores que embasam e fundamentam o tema. Em seguida realizou-se uma descrição das adaptações do Sistema Colégio Militar (estruturares e curriculares). Ainda nesta seara, foi destacada a importância dada, pelo Colégio Militar de Curitiba, para que se efetive a educação inclusiva que, pressupõe o envolvimento e comprometimento de todos os integrantes do Colégio, e para isso oferece ferramentas de capacitação para atender as especificidades advindas da Educação Especial. A pesquisa possibilitou vislumbrar a importância da educação especial para todo um sistema educacional, que obriga, de certa maneira, um repensar de velhas práticas, não somente para atender às diferenças, como também àqueles que fazem parte do ensino regular. O ensino especial possibilita então, uma reflexão prático-docente para que se efetive a dialogicidade entre professor e educando no ambiente educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.