Kur'yt'yba - Revista Multidisciplinar de Educação e Ciência https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba <p><strong>Kur'yt'yba - Revista Multidisciplinar de Educação e Ciência&nbsp;</strong> é uma publicação eletrônica dirigida pelo corpo docente do Colégio Militar de Curitiba (CMC), tendo por propósito veicular a produção acadêmica de atividades de pesquisa e experiênias em Educação. Confira nosso site para ter acesso detalhado a mais informações. Faça seu cadastro para publicar conosco!</p> pt-BR <p align="justify">Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.</p> <p align="justify">Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:</p> <p align="justify">1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;</p> <p align="justify">2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);</p> <p align="justify">3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);</p> <p align="justify">4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.</p> <p align="justify">5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.</p> revistacientifica@cmc.eb.mil.br (Equipe Editorial Kur'yt'yba) anderson.belem@cmc.eb.mil.br (Prof. Me. Anderson Luiz Godinho Belem) seg, 25 mar 2024 19:57:07 +0000 OJS 3.1.2.4 https://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EDITORIAL https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/12494 <p>Expediente e Editorial da edição de 2024.</p> Kur'yt'yba - Revista Multidisciplinar de Educação e Ciência Copyright (c) 2024 Kur'yt'yba - Revista Multidisciplinar de Educação e Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/12494 seg, 25 mar 2024 19:55:56 +0000 FISÍCHEF: APRENDENDO TERMOLOGIA NA COZINHA https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/12487 <p class="normal1" style="text-indent: 0cm; line-height: normal;"><span style="font-size: 10.0pt; color: black;">O Físichef consiste em uma prática metodológica aplicada em turmas de Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) nas modalidades Integrado e PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). Ela foi desenvolvida no IFFAR - Campus São Borja, através de um Projeto de Ensino que uniu as disciplinas de Física, Geografia e Práticas de Cozinha. O trabalho teve como objetivos desenvolver e aplicar uma prática voltada para o ensino da Física junto a discentes do curso de Eventos (Integrado) e Cozinha (PROEJA). Percebe-se a importância de interligar esses cursos com a disciplina de Física, principalmente pelas dificuldades encontradas pelos discentes no aprendizado de tópicos de Termologia. Sob esse aspecto foi traçado um planejamento que une conhecimentos da Física, através da Termologia, Geografia, com o uso e descarte adequado de alimentos naturais, preservando o ambiente, e com técnicas de Gastronomia. Os resultados mostram que os alunos tiveram um ótimo aproveitamento nessas três disciplinas, e que há espaço para utilizar novas formas de ensinar e aprender além da sala de aula.</span></p> Mairon Melo Machado, Aline Vicent Kunst, Aline Prestes Roque, Brenda Matoso Abreu Miranda, Giovana Caroline Garcia Silveira Copyright (c) 2024 Kurytyba - Revista Multidisciplinar de Educação e Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/12487 qua, 22 mai 2024 19:34:11 +0000 COMO LIDAR COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/12507 <p>O presente artigo, elaborado por meio de uma revisão de literatura, tem como objetivo apresentar algumas possibilidades de como lidar com a indisciplina escolar nas aulas de Educação Física. No primeiro tópico, abordamos a indisciplina escolar em seu sentido mais amplo, caracterizada pelas manifestações de insatisfação dos alunos em relação ao processo pedagógico, influenciadas por uma variedade de fatores. Estes incluem as dinâmicas de relacionamento entre alunos, entre professores e alunos, e entre alunos e instituição escolar, bem como a insatisfação com o conteúdo ensinado e o currículo adotado. No segundo tópico, analisamos a indisciplina específica nas aulas de Educação Física, entendida como as ações dos alunos que afetam a prática pedagógica, interferindo na absorção e retenção do conhecimento. Essas ações variam desde comportamentos agitados que perturbam toda a turma até a passividade de alunos que se recusam a participar da construção do conhecimento proposto. No terceiro tópico, são apresentadas estratégias para prevenir ou reduzir atos de indisciplina durante as aulas de Educação Física. Essas incluem o entendimento do conceito de indisciplina escolar, o estabelecimento de regras claras para as aulas de Educação Física, o planejamento cuidadoso das atividades, a inclusão de todos os alunos na prática pedagógica, e o compartilhamento de experiências de indisciplina com outros professores dos demais componentes curriculares. Essas medidas visam promover um ambiente de aprendizado positivo e produtivo, onde todos os alunos possam se engajar de forma construtiva e significativa.</p> Clovis Brito Copyright (c) 2024 Kurytyba - Revista Multidisciplinar de Educação e Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/12507 qua, 01 mai 2024 22:09:38 +0000 AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO COMO MEIO DE OPORTUNIZAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O PAPEL DO PROFESSOR NESSE PROCESSO https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/12562 <p>A proposta de metodologias ativas não é algo novo. Comprovadamente, há tempo já se fala da real necessidade de se oportunizar meios / estratégias para que os alunos participem ativamente do processo de construção do conhecimento. Contudo, para além de conhecer e/ou inserir uma prática com metodologia ativa, antes de tudo é imprescindível compreender que o ponto chave está no engajamento/envolvimento do aluno para sua participação ativa e reflexiva no seu processo de aprendizagem. Portanto, não é a nomenclatura de metodologias ativas que fará a grande diferença, mas sim como o professor irá conduzir esse processo, que estratégias irá adotar, de acordo com a realidade da sua turma e com o objetivo a ser alcançado. Assim, neste texto, que traz uma reflexão sobre a importância do papel do professor nessa mudança de prática pedagógica, vamos reforçar a relevância da inovação na Educação, resgatar o que pode ser considerado como metodologia ativa e por que e destacar algumas possibilidades de metodologias ativas, apresentando uma breve conceituação. Por fim, salientamos a necessidade de o profissional docente estar sempre aberto às atualizações e novos conhecimentos para acompanhar as mudanças e transformações do tempo, dos contextos, dos alunos e do mundo.</p> Bianca Cristina Buse Copyright (c) 2024 Kurytyba - Revista Multidisciplinar de Educação e Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/12562 qua, 01 mai 2024 00:00:00 +0000 ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/12599 <p>O artigo "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: Avanços e retrocessos no Atendimento Educacional Especializado. CONCEITUALIZAÇÕES DO TRANSTORNO E/OU DEFICIÊNCIA" aborda a complexidade do atendimento adequado aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) nas escolas, destacando a necessidade de compreender e identificar tais alunos, além de discutir mitos que dificultam sua identificação e atendimento. O texto explora diferentes conceitos de superdotação e estratégias de identificação, enfatizando a importância do papel dos professores, pais e colegas nesse processo. Além disso, analisa as legislações inclusivas e os contextos escolares pertinentes, ressaltando a importância da educação inclusiva e da formação docente para garantir o desenvolvimento adequado desses alunos. Por fim, o estudo conclui que ainda há lacunas na preparação das instituições escolares para lidar com alunos com AH/SD, evidenciando a necessidade de discussão dos mitos sobre superdotação e investimento em formação específica e metodologias adequadas.</p> Sergio Ricardo de Almeida Santos Copyright (c) 2024 Kurytyba - Revista Multidisciplinar de Educação e Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/12599 ter, 07 mai 2024 19:25:00 +0000 INTERLOCUTOR QUALIFICADO https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/12523 <p>O presente texto, realizado por meio de um aprofundamento bibliográfico, teve como objetivo indicar o professor de Educação Física como Interlocutor Qualificado. Para alcançar tal objetivo, o texto discorre sobre dois paradigmas pedagógicos: o da Instrução e o da Comunicação. Dentro de cada paradigma o professor, o aluno, o saber e o conhecimento culturalmente validado (patrimônio cultural) são percebidos de maneiras diferentes. No Paradigma da Instrução, com um viés normativo e prescritivo, o professor e o saber são os protagonistas, enquanto o aluno é coadjuvante no processo pedagógico, e o conhecimento culturalmente validado é um objeto epistemológico indiscutível. O professor de Educação Física, neste paradigma, além de ser aquele que julga, avalia, classifica, seleciona e pune, é um instrutor e transmissor do conhecimento, enfatizando gestos técnicos descontextualizados de uma prática não significativa para os alunos. No Paradigma da Comunicação o professor é um Interlocutor Qualificado e não existem protagonistas, mas sim coprotagonistas. Docente, aluno e saber realizam um movimento de interação e comunicação no qual os três são figuras essenciais no processo pedagógico. O conhecimento culturalmente validado, neste paradigma, é reconhecido, pois é ele o que referencia o sujeito na comunidade. Conclui-se o texto indicando que o professor de Educação Física – que utiliza diferentes práticas corporais tematizadas tais como esportes, danças, lutas, entre outras – pode ser um Interlocutor Qualificado desde que rompa com uma proposta autoritária, meritocrata, puramente mediadora, apenas organizando e mediando atividades que ignoram os alunos e o patrimônio cultural, e atue efetivamente como um professor democrático, reflexivo, colaborativo, incentivando, negociando e estabelecendo condições para que os estudantes ampliem suas capacidades de aprendizagem a nível motor, cognitivo, social e afetivo.</p> Clovis Brito, Rui Trindade Copyright (c) 2024 Revista Kur'yt'yba https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/12523 qui, 19 set 2024 22:36:38 +0000