ELECTROMYOGRAPHIC AND POSTURAL ANALYSIS IN SCOLIOSIS DISEASE

  • Wally auf der Strasse Colégio Militar de Curitiba
  • Lucas Menghim Beraldol Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adriana Maria Wan Stadnik Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumen

O estudo avaliou o Método Pilates (MP) no alinhamento postural de 22 adolescentes escolióticos por meio de eletromiografia e simetrografia. Métodos: Os participantes foram submetidos à avaliação postural e eletromiográfica dos músculos trapézio, eretores da espinha, oblíquos e retos abdominais, processados ​​no domínio do tempo (EMGAmp) e espectral (EMGFmed). Após a avaliação, foram realizadas 24 sessões de um protocolo de MP e novamente submetidas às avaliações iniciais. Resultados: Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas no alinhamento postural (40,9%) (p<0,001). No exame eletromiográfico, verificou-se, em relação à EMGAmp, diferenças comparativas entre os lados direito e esquerdo. EMGAmp diminuiu em ambos os lados da coluna com maior diminuição para o lado direito na escoliose postural direita (EPD) (p = 0,004), na escoliose torácica direita (ETD) (p <0,001), na escoliose torácica esquerda (ETE) (p <0,001) ), na escoliose toracolombar direita (ETLD) (p = 0,030) e na escoliose toracolombar dextroconvexa à esquerda (ETLEDC). Em relação ao EMGFmed, verificou-se aumento em ambos os lados da coluna em todas as classificações de escoliose investigadas, com destaque para o lado direito em EPD (p<0,001), ETD (p<0,001) e ETE (p = 0,005). Nos lados direito e esquerdo do ETLD (p = 0,002), no ETLE, lado esquerdo (p = 0,066) e lado direito do ETLEDC. Conclusão: Os achados apontam para a importância da MP como meio de tratamento conservador da escoliose, gerando aumento das ativações neuromusculares e posturais. Existem diferenças significativas nas classificações da escoliose que apresentam apenas uma curvatura.

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Publicado
2023-06-02
Cómo citar
Strasse, W. auf der, Menghim Beraldol, L., & Stadnik , A. M. W. (2023). ELECTROMYOGRAPHIC AND POSTURAL ANALYSIS IN SCOLIOSIS DISEASE. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 13(1), 76-94. https://doi.org/10.5281/zenodo.8015501