CORRELAÇÃO ENTRE FORÇA MUSCULAR DINÂMICA E ISOMÉTRICA DE ISQUIOTIBIAIS
Resumen
É comum a realização de testes isométricos para avaliação da força muscular, mesmo que esteja sendo desenvolvida por ações dinâmicas. No entanto, os ganhos de força parecem ser específicos ao tipo de treinamento adotado. Objetivo: Mensurar as variáveis de força dinâmica e isométrica, de forma a avaliar se estas estão correlacionadas a sujeitos destreinados e verificar a confiança do teste-reteste destas medidas de força. Métodos: Foram selecionados 35 recrutas militares (18,5 ± 0,41 anos) destreinados em força. Foi utilizado o teste de 1RM para aferir a força muscular dinâmica e a célula de carga para medir a força isométrica, nos músculos isquiotibiais do membro inferior dominante. A análise estatística foi realizada pelo coeficiente de correlação intraclasse entre a força dinâmica e isométrica dos sujeitos. O teste t de Student não pareado foi então aplicado para verificar diferenças entre os tipos de força, com significância p≤0,05. Resultados: Ocorreu baixo coeficiente de correlação intraclasse (r=0,25) entre a Força Máxima Concêntrica (1RM) e a Força de Contração Isométrica Voluntária Máxima (célula de carga). Contudo, não houve diferenças significativas entre os dois tipos de força apresentados (p=0,14), com valores médios ± desvios-padrão de 50,3 ± 8,9kg para a força dinâmica e 47,4 ± 12,9kg para a força isométrica. Conclusões: Os resultados indicam baixa correlação entre a força dinâmica e isométrica, apesar de estatisticamente semelhantes. Pode-se sugerir o teste de 1RM para avaliação da força em estudos que utilizem a força dinâmica dos sujeitos, tanto pela especificidade do teste, quanto pela fidedignidade do mesmo.
Descargas
Derechos de autor 2010 Anna Raquel Silveira Gomes, Paulo Henrique Foppa de Almeida, Raphael Fabrício de Souza
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.