INTERLOCUTOR QUALIFICADO

Uma possibilidade de docência para o professor de Educação Física

Resumen

O presente texto, realizado por meio de um aprofundamento bibliográfico, teve como objetivo indicar o professor de Educação Física como Interlocutor Qualificado. Para alcançar tal objetivo, o texto discorre sobre dois paradigmas pedagógicos: o da Instrução e o da Comunicação. Dentro de cada paradigma o professor, o aluno, o saber e o conhecimento culturalmente validado (patrimônio cultural) são percebidos de maneiras diferentes. No Paradigma da Instrução, com um viés normativo e prescritivo, o professor e o saber são os protagonistas, enquanto o aluno é coadjuvante no processo pedagógico, e o conhecimento culturalmente validado é um objeto epistemológico indiscutível. O professor de Educação Física, neste paradigma, além de ser aquele que julga, avalia, classifica, seleciona e pune, é um instrutor e transmissor do conhecimento, enfatizando gestos técnicos descontextualizados de uma prática não significativa para os alunos. No Paradigma da Comunicação o professor é um Interlocutor Qualificado e não existem protagonistas, mas sim coprotagonistas. Docente, aluno e saber realizam um movimento de interação e comunicação no qual os três são figuras essenciais no processo pedagógico. O conhecimento culturalmente validado, neste paradigma, é reconhecido, pois é ele o que referencia o sujeito na comunidade. Conclui-se o texto indicando que o professor de Educação Física – que utiliza diferentes práticas corporais tematizadas tais como esportes, danças, lutas, entre outras – pode ser um Interlocutor Qualificado desde que rompa com uma proposta autoritária, meritocrata, puramente mediadora, apenas organizando e mediando atividades que ignoram os alunos e o patrimônio cultural, e atue efetivamente como um professor democrático, reflexivo, colaborativo, incentivando, negociando e estabelecendo condições para que os estudantes ampliem suas capacidades de aprendizagem a nível motor, cognitivo, social e afetivo.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Clovis Brito, CMC

Clovis Brito, além de ser Doutor e Mestre em Educação, é Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). É licenciado em Educação Física e Filosofia, tendo concluído duas especializações: Prescrição de Exercícios Físicos e Saúde, e Pedagogia dos Esportes. Em sua formação acadêmica, além do seu pós-doutoramento, realizou dois períodos de estudos em Portugal na FPCEUP: o Doutoramento sandwich (2012) e um Estágio de Investigação, no qual estudou as Metodologias Ativas e o Movimento da Escola Moderna Portuguesa (2019). Atuando na Educação Básica há mais de 30 anos, Clovis Brito é Professor Federal EBTT desde 1997. Atualmente, ocupa a posição de docente (Classe Titular) no Colégio Militar de Curitiba, onde desempenhou a função de Coordenador Geral da Disciplina de Educação Física por mais de 10 anos. Academicamente, dedica-se à discussão de questões educacionais, com ênfase em assuntos que abordam a relação pedagógica, especialmente as questões relacionadas à Indisciplina Escolar. Em suas pesquisas, no âmbito da Educação Física, não apenas se aprofunda em temas relativos ao componente curricular, mas também concentra-se na investigação do professor como Interlocutor Qualificado. É autor e organizador do livro "Indisciplina Escolar, antigo problema, novas discussões" (WAK Editora).

Rui Trindade, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Rui Trindade, Mestre e Doutor em Ciências da Educação, é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção em Educação da Universidade do Porto, onde co-preside o grupo de investigação e formação avançada em Ensino e Inovação Pedagógica. É também copresidente da área estratégica de Avaliação e Políticas Públicas em Educação do CIIE. Representante de Portugal no Conselho Diretivo do Centro de Investigação e Inovação Educacional (CERI) da OCDE. É presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação de Portugal.

Publicado
2024-09-19
Cómo citar
Brito, C., & Trindade, R. (2024). INTERLOCUTOR QUALIFICADO: Uma possibilidade de docência para o professor de Educação Física. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 15, kere05. https://doi.org/10.5281/zenodo.13800074