SISFRON E A INTELIGÊNCIA:
integração das fontes de obtenção de dados na área do CMO
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar as fases de implantação e facilidades adquiridas com o advento do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), particularmente na área do Comando Militar do Oeste (CMO), e sua contribuição para o Sistema de Inteligência do Exército (SIEx). O CMO abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, porém o trabalho está focado na implantação do Sistema na região de atuação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), localizada na cidade de Dourados – MS. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos crimes transfronteiriços que ocorrem com maior intensidade na área e, posteriormente, sobre as fases de estudo, emprego e possibilidades do SISFRON. Após a realização da revisão bibliográfica, foi apresentada a implantação do Projeto Piloto do Sistema na 4ª Bda C Mec, com seu histórico inicial e fases de estudo, como os equipamentos estarão dispostos no terreno e como ocorrerá o fluxo de informações desde a fronteira até a entrega do produto final no Centro de Inteligência do Exército. A obtenção dos dados foi realizada por meio de pesquisa nas poucas fontes de consulta existentes e, também, na experiência dos integrantes operacionais do SIEx que, de alguma forma, participam do processo de implantação do SISFRON. Ao final do processo de levantamento de requisitos foi possível entender o problema, as necessidades dos integrantes operacionais do SIEx e as facilidades que o Sistema trará. Isso delimitou o escopo do projeto e norteou a solução do problema, facilitando o entendimento de como funcionará o SISFRON e como auxiliará as fontes humanas na obtenção de conhecimentos naquela área.
Downloads
Referências
RELATÓRIO ATECH 0035.00022 - Elaboração do Projeto Básico Necessário à Implementação do Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) – Relatório de Concepção do Sistema.
RELATÓRIO ATECH 0035.00023 - Elaboração do Projeto Básico Necessário à Implementação do Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) – Proposta de Emprego do Sistema.
RELATÓRIO ATECH 0035.00024 - Elaboração do Projeto Básico Necessário à Implementação do Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) – Requisitos Operacionais Básicos (ROB).
RELATÓRIO ATECH 0035.00033 - Elaboração do Projeto Básico Necessário à Implementação do Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) – Conceitos Operacionais do Sistema (CONOPS).
BRASIL. Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército. IP 30-1: Atividade de Inteligência Militar-1ª Parte (Conceitos Básicos). Brasília, 1995.
______. Ministério da Defesa. BRE nº 12: ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA. Brasília, 2009.
______. Projeto de Força do Exército Brasileiro - PROFORÇA. Brasília, 2012.
______. Decreto nº 6703, de 18 de dezembro de 2008, aprova a END, Brasília, DF, 2008.
______. Exército. Processo de Transformação do Exército Brasileiro, de 10 de maio de 2010, Brasília, DF.
______. Portaria nº 193, de 22 de dezembro de 2010. Aprova a Diretriz para a Implantação do Projeto SISFRON. Brasília, DF, 2010.
______. Decreto nº 5.484, de 30 de junho de 2005. Institui a Política de Defesa Nacional. Brasília, DF, 2005.
______. Port Cmt Ex nº 338, de 26 de maio de 2008 - Aprova o Sistema de Planejamento do Exército (SIPLEx / 2008 ). Brasília, DF, 2008.
______. Port Cmt Ex nº 687, de 22 de setembro 2009 - Aprova a Diretriz para o Planejamento de Evolução do Exército Brasileiro com base na Estratégia Braço Forte. Brasília, DF, 2011