Reengenharia do sistema de monitoração de geoposicionamento operacional do SIEx:
levantamento de requisitos
Abstract
O objetivo deste trabalho é identificar quais requisitos funcionais devem ser agregados ao processo de Reengenharia do Sistema de Monitoração de Geoposicionamento Operacional do Sistema de Inteligência do Exército (SIEx), para aperfeiçoar as funcionalidades deste sistema de software, tornando-o uma ferramenta que possa melhor apoiar a prática operacional das Atividades de Inteligência do Exército Brasileiro. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos seguintes assuntos: Geointeligência, Sistemas de Informação Geográfica, Reengenharia de Software e Engenharia de Requisitos. Posteriormente, foi definida uma estratégia para a reengenharia proposta, composta de 03 (três) fases. Na Fase 1, são identificados todos os elementos necessários à obtenção do projeto do sistema, a partir da inspeção do sistema legado. Na Fase 2, especifica-se o Projeto Orientado a Objetos do sistema, incluindo novos requisitos, identificados neste trabalho, para atender ao objetivo proposto. Na Fase 3, o sistema de software é reconstruído segundo a linguagem de programação escolhida, contemplando as novas funcionalidades. O levantamento de requisitos foi realizado considerando a experiência dos integrantes operacionais do SIEx, que contribuíram com suas opiniões por meio de entrevistas e questionários. Ao final desse processo, foi possível entender o problema, as necessidades dos integrantes operacionais do SIEx e as oportunidades de melhoria. Isso delimitou o escopo do projeto e norteou a solução do problema, facilitando a reconstrução do sistema com as novas funcionalidades agregadas.
Downloads
References
DI PACE, R., FIDUCCIA, A. Le Soluzioni Intergraph per la Geo Intelligence e la Data Harmonisation nel Contesto di Standardizzazione dei Flussi Informativi delle SDI. Disponível em
DIESEL, Lilian E. Proposta de um Sistema de Gestão de Riscos Viários usando Geointeligência para Rodovias de Santa Catarina. Tese de Doutorado. UFSC, 2009.
GAMMA, E. Et al. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Ed. Addison-Wesley. USA.1995.
GOOGLE, Developers. Keyhole Markup Language: MKZ Files. Disponível em
IBM, DeveloperWorks. Boas Práticas para a Elicitação de Requisitos. Disponível em
JACOBSON, I.; LINDSTROM, F. Re-Engineering of Old Systems to NA Object-Oriented Architecture. OOPSLA'91.ACM Press. In Proceedings, 1991.
KOTONYA, G.; SOMMERVILLE, I. Requirements Engineering: Processes and Techniques. John Wiley & Sons, 1998.
LUCRÉDIO, D; Prado, Antonio F. MVCASE: Ferramenta CASE Orientada a Objetos. XIV SBES’2000. João Pessoa/PB, Brasil. 4 – 6 de Outubro, 2000.
NETO, Silvio L. R. Sistema de Apoio à Decisão: Uma Contribuição à Teoria em Geoprocessamento. In. 6º COBRAC. UFSC, Florianópolis, 2004.
NOVAES, E. R. Reengenharia de Software Orientada a Componentes Distribuídos. Dissertação de Mestrado, Departamento de Computação. UFSCar, São Carlos, 2002.
OMG. Object Management Group. Unified Modeling Language (UML). Disponível em:
Open Geospatial Consortium (OGC). Disponível em
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 5ª edição. Rio de Janeiro, McGraw-Hill, 2005.
RIBEIRO, L. D. V. Uma Análise de Requisitos de Software de Gestão de Projetos para Apoio ao Processo de Desenvolvimento de Produtos. USP, São Carlos, 2006.
RODRIGUES, M. G. Metodologia da Pesquisa: Elaboração de Projetos, Trabalhos Acadêmicos e Dissertações em Ciências Militares. Rio de Janeiro: ESAO, 2005.
ROSS, Douglas T., Structured Analysis (SA): A Language for Communicating Ideas, IEEE Transaction on Software Engineering, 1977.