A Biossegurança como Assunto Nosso: O Olhar para a Temática no Contexto Escolar
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A Biossegurança é uma área voltada para prevenção, minimização e eliminação de riscos à saúde e tornou-se uma questão enfatizada socialmente, em função da pandemia da Covid-19. O objetivo principal deste estudo foi analisar abordagens específicas sobre Biossegurança no período de 2017 a 2023, nas bases de dados: Google Acadêmico, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Scielo. Interessou-nos verificar como a temática Biossegurança atravessa a escola e os processos de interação extra-escolares. Utilizamos como descritores: Biossegurança, Estratégias de Ensino, Ensino das Ciências e Biossegurança, Biossegurança e espaços escolares e Ensino da Biossegurança. Foram analisadas produções acadêmicas relacionando a temática da Biossegurança com o contexto escolar. No entanto, o que se encontra na literatura analisada de 2017 a 2023 são trabalhos direcionados, majoritariamente, para cenários laboratoriais, dando pouca ênfase à abordagem nos ambientes escolares. A metodologia do trabalho consistiu em uma revisão sistemática dessas produções através de busca em plataformas de trabalhos acadêmicos. Os achados dessa revisão destacaram a necessidade de que mais pesquisadores canalizem e ampliem a discussão da Biossegurança para os ambientes escolares, sobretudo após o cenário pandêmico da Covid-19, onde o assunto ganhou considerável divulgação.