Análise de um Portal de Ensino-Aprendizagem de Línguas para Fins Específicos Voltado para Militares que Estão em Busca de Certificação em Língua Inglesa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo apresenta uma análise do portal de cursos on-line e assíncronos de Língua Inglesa para Fins Específicos chamado Habilite-se Já, direcionado a militares do Exército Brasileiro que buscam credenciamento linguístico por meio de exames de proficiência. O objetivo geral do estudo foi analisar o portal on-line de ensino Habilite-se Já à luz de teorias que embasam o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de Línguas para Fins Específicos, com vistas a descobrir se a aprendizagem de fato se baseia na necessidade do aluno e qual o papel do professor nesse contexto. A pesquisa baseou-se teoricamente em estudos sobre a abordagem de ensino de Línguas para Fins Específicos. O estudo adotou uma abordagem qualitativa do tipo documental, em que o documento analisado foi material didático utilizado no portal. Com base nos resultados, sugere-se que pesquisas futuras realizem uma análise de necessidades mais abrangente, incluindo entrevistas com os alunos, para melhor compreender seus objetivos em termos de necessidades, lacunas e desejos. Em suma, este estudo contribui para a melhoria do portal Habilite-se Já, tendo o potencial de impactar muitos militares que estão em busca da certificação em Língua Inglesa.