Análise de um Portal de Ensino-Aprendizagem de Línguas para Fins Específicos Voltado para Militares que Estão em Busca de Certificação em Língua Inglesa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jaqueline Melo Silva
Silvia Matravolgyi Damião

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do portal de cursos on-line e assíncronos de Língua Inglesa para Fins Específicos chamado Habilite-se Já, direcionado a militares do Exército Brasileiro que buscam credenciamento linguístico por meio de exames de proficiência. O objetivo geral do estudo foi analisar o portal on-line de ensino Habilite-se Já à luz de teorias que embasam o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de Línguas para Fins Específicos, com vistas a descobrir se a aprendizagem de fato se baseia na necessidade do aluno e qual o papel do professor nesse contexto. A pesquisa baseou-se teoricamente em estudos sobre a abordagem de ensino de Línguas para Fins Específicos. O estudo adotou uma abordagem qualitativa do tipo documental, em que o documento analisado foi material didático utilizado no portal. Com base nos resultados, sugere-se que pesquisas futuras realizem uma análise de necessidades mais abrangente, incluindo entrevistas com os alunos, para melhor compreender seus objetivos em termos de necessidades, lacunas e desejos. Em suma, este estudo contribui para a melhoria do portal Habilite-se Já, tendo o potencial de impactar muitos militares que estão em busca da certificação em Língua Inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, J. M., & Damião, S. M. (2023). Análise de um Portal de Ensino-Aprendizagem de Línguas para Fins Específicos Voltado para Militares que Estão em Busca de Certificação em Língua Inglesa. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 8(1), 156-175. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12238
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jaqueline Melo Silva, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Lavras (2014) e pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2016). Atualmente é professora do curso de inglês on-line para militares Habilite-se já e mestranda em Linguística Aplicada (UNITAU - início 2021). Foi bolsista do Projeto de extensão de prática docente em Letras - Cursos para a comunidades (2011). Atuou no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES pelo curso de Letras/UFLA (2011-2012). Foi monitora da disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos (2012) e bolsista FAPEMIG de Iniciação Científica (2013). Atuou como professora bolsista do Inglês Sem Fronteiras/CAPES na Universidade Federal de Lavras (2014-2015). Possui experiência profissional como professora de Inglês em escolas de idiomas: CCAA, Wizard e UPTIME- Comunicação em Inglês e também em escolas de Ensino Fundamental: CNEC e Colégio Unilavras. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6001116243375261

Silvia Matravolgyi Damião, Universidade de Taubaté

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, com mestrado (1994) e doutorado (2006) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora colaboradora do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Unitau e do Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais do ITA, onde foi professora de 1988 a 2015. No ITA ministrou aulas de Inglês para Fins Específicos; Tecnologia e Sociedade; Tecnologia Social, Educação e Cidadania; e Educação e Tecnologia. Participou ativamente na implantação do C-Lab do ITA, Programa de Extensão Universitária pautado no modelo D-Lab/MIT. Foi Chefe do Departamento de Humanidades e também da Divisão de Alunos. Nos últimos anos participou de equipes de avaliação de editais de convocação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), tendo atuado como Coordenadora Pedagógica, Coordenadora Adjunta e Especialista em diferentes processos avaliativos. No Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Unitau orienta trabalhos nas áreas de formação de professores; ensino-aprendizagem de língua inglesa; elaboração de material didático; e educação e tecnologias digitais. Tem experiência nas áreas de formação de professores de línguas; ensino-aprendizagem de línguas; avaliação; desenho de curso; tecnologia e educação; e de projetos de tecnologia social. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9013640564430263