https://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/issue/feedRevista Científica Fundação Osorio2025-04-08T13:39:31+00:00Paulo Sérgio Alves de Souzapaulosasouza@gmail.comOpen Journal Systems<div id="journalDescription"> <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista Científica Fundação Osorio (<a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2526-4818#" target="_blank" rel="noopener">ISSN: 2526-4818</a>)</strong> é uma publicação eletrônica dirigida pelo corpo docente da <a href="https://www.fosorio.g12.br/" target="_blank" rel="noopener"><strong>Fundação Osorio</strong></a> (Instituição Federal de Ensino vinculada ao Ministério da Defesa), tendo por objetivo dar visibilidade à produção científica nas áreas de Ensino e Educação. Sua missão é ser um canal de divulgação de estudos e pesquisas realizadas por docentes, pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. Prioritariamente, a revista divulga trabalhos relacionados com os eixos fundamentais da Educação Básica (Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias) e com a Educação Profissional de nível médio, nas áreas de Administração e Meio Ambiente. Possui periodicidade anual. A RCFO obteve o conceito Qualis B2, na última avaliação quadrienal (2017-2020) da CAPES. Estamos indexados nas seguintes bases, dentre outras: ROAD-ISSN, Google Scholar, SEER-Ibict, Diadorim, Latindex, Sumários, Livre, ResearchBib e SciJoIn.</p> </div>https://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/13333RCFO Edição 2024 (v.9, n.01) em arquivo único2025-04-08T13:39:29+00:00Paulo Sérgio Alves de Souzapaulosergio@fosorio.g12.br2025-03-11T18:15:19+00:00Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIOhttps://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/13332Conhecimento, ações e resultados.2025-04-08T13:39:29+00:00Luiz Sérgio Melucci Salgueirosalgueiro@fosorio.g12.br2025-03-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIOhttps://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/13285Educar pela pesquisa e a prototipagem Robótica – Eletrônica, uma experiência no SENAI Nova Iguaçu2025-04-08T13:39:29+00:00Sônia Regina Mendes dos Santos Mendes dos Santosprofsmende@gmail.comLucas Tsuyoshi Vasconcelos Makinotsuyoshi_rj@hotmail.comVirgilio Cesar Garcia Leandrovirgilioleandro@gmail.com<p style="text-align: justify;">Até onde podemos ir com a metodologia Educar pela Pesquisa e suas vertentes educacionais? A liberdade de criação e a capacidade de provocar nos alunos a descoberta do novo ou o inimaginável é surpreendente quando estimulados. Os alunos em suas descobertas através da pesquisa, constroem um processo inovador, instigante e provocante. Baseado neste pressuposto e alinhado as técnicas de prototipagem, surge um modelo em que o sucesso depende não só da metodologia ou da técnica, mas sim da capacidade do docente em motivar e estar envolvido no processo, acreditando em um resultado que possa ser empreendedor.</p>2025-02-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIOhttps://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/13288A Ação Político-Pedagógica e a Intelectualidade na Vida Docente: Uma Perspectiva Histórica a Partir dos Anos 19202025-04-08T13:39:29+00:00Miguel Angelo Castelo Gomesmaicongin@gmail.comLeonardo Luís Costa e Silva Giorno Costa e Silva Giornoleonardo.giorno@gmail.com<p style="text-align: justify;">Este trabalho tem como objetivo identificar, em uma perspectiva histórica, alguns dos principais momentos, conceitos e personagens que moldaram a História da Educação Brasileira, a partir dos anos 1920. Para isto, as ideias de ação política e intelectualidade aparecem como uma possibilidade de interpretação da construção da identidade e prática docentes ao longo do tempo, variando-se a compreensão daqueles termos, de acordo com a transformação do contexto social, político, cultural e econômico de cada época. Neste sentido, ao final do texto, relacionamos tal perspectiva com o atual cenário educacional brasileiro, jogando luz sobre a intelectualidade e a ação pedagógica dos professores. Uma resposta a tal problemática permitirá compreender melhor uma percepção docente da questão, dado que as mobilizações em prol de reformas educacionais, se não bem formuladas, podem apresentar possíveis restrições à atividade docente e suas contribuições a partir da capacidade de pensamento crítico, tendo em vista que os professores, numa perspectiva reformista vigente, têm sido interpretados apenas como técnicos que reproduzem normativas elaboradas por autoridades distantes da vida cotidiana escolar, indicando assim sua exclusão no que diz respeito à análise crítica da reforma educacional</p>2025-02-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIOhttps://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/13289As Questões da Gestão Democrática do Ensino, Relacionadas às Políticas Educacionais 2025-04-08T13:39:30+00:00Paulo Roberto Monteiro de Andrade Novaesnovaes@fosorio.g12.br<p style="text-align: justify;">O trabalho tem por finalidade apresentar reflexões sobre as perspectivas das políticas educacionais brasileiras acerca das questões que norteiam os princípios da gestão democrática educacional, viabilizadas a partir do comprometimento político em se fazer cumprir as metas do financiamento escolar, preconizados na Meta 20 do Plano Nacional de Educação (PNE), bem como, a Meta 19, referente à Gestão Democrática. O tema é uma “arena política” demarcada por tensões e contradições nas Políticas Educacionais, que negligenciam o cumprimento das referidas Metas do PNE (2014-2024), promovendo, assim, uma gestão gerencialista, com currículos excludentes e pautados na lógica do mercado. As análises serão realizadasa partir de alguns referenciais teóricos, tais como, Paro (2014), Lima (2018), Shiroma; Evangelista (2011), Ravitch (2011); Freitas (2012), Anderson (2017), dentre outros que consubstanciaram visões majoradas acerca desta temática levantada.Trata-se de um estudo qualitativo diante de um tema relevante quando correlacionado com o cotidiano escolar e com os seus interesses convergentes com a prática escolar democrática.No tempo mais recente, nos servem para expressar o que está subjacente, superar o controle sobre a escola, principalmente em tempos neoliberais, os quais controlam a escola mediante ações e Políticas Públicas, ferindo, assim, a democracia.</p>2025-02-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIOhttps://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/13325A Influência do Supervisor do PIBID na Formação de Professores a Partir do Olhar dos Pibidianos2025-04-08T13:39:30+00:00Artur Rodrigues Fragaartur.fraga@edu.ufes.brCláudia Paulino de Lanis Patricioclaudia.patricio@ufes.brJanaina Merigueti de Souza Costajanaina.m.costa@edu.ufes.br<p style="text-align: justify;">O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) visa à melhoria da formação docente nos cursos de licenciatura e à qualidade da educação pública brasileira por intermédio do estímulo à iniciação à docência. Algumas das metas do PIBID consistem em incentivar a formação docente, integrar teoria e prática, proporcionar aos licenciandos oportunidades de criação de materiais didáticos e de participação em experiências metodológicas e tecnológicas, além de participação em práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar a influência dosupervisor do PIBID Espanhol na formação do pibidiano por meio da análise dos resultados de uma pesquisa quanti-qualitativa sobre as percepções dos bolsistas PIBID Espanhol da Universidade Federal do Espírito Santo acerca da recepção deles na escola, da relação com os supervisores e da práxis dentro da escola básica. A análise prévia dos resultados aponta que o PIBID Espanhol propiciou aos bolsistas vivências no futuro espaço profissional, participações em eventos científicos e estudos sobre referenciais teóricos.</p>2025-03-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIOhttps://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/13327Logística Reversa e a Sustentabilidade em uma Fábrica de Produtos de Limpeza2025-04-08T13:39:30+00:00Bruna Oliveira Rosabrunarosa3@gmail.comJoyce Martins Cordeirojoicemartiins7@gmail.comDaiane da Silva Santosdaianesilva2050@gmail.com<p>Considerando o aumento no volume dos resíduos sólidos produzidos pelas indústrias e a crescente preocupação com a sustentabilidade do planeta, as empresas cada vez mais necessitam de ferramentas que minimizem as agressões ambientais e busquem a melhoria da qualidade de vida das populações. Assim, um dos mecanismos é a Logística Reversa, essa pode ser aplicada de forma ampla e diversa propondo principalmente a reutilização de parte dos materiais que por hora seriam descartados. Com intuito de compreender como ocorre a Logística Reversa na empresa Asa Leste e o impacto dessas atividades aos consumidores, funcionários e gestor, foram realizadas aplicações de questionários com clientes internos/externos e entrevista com o gestor da empresa. Constatou-se que apesar do retorno ambiental e financeiro ser bem-sucedido, na prática, a Logística Reversa da empresa é pouco conhecida entre os consumidores. Resultado que enfatiza a necessidade de se viabilizar esforços na divulgação desta atividade para o alcance de novos clientes.</p>2025-03-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIOhttps://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/13328Currículo Escolar: Teoria, Prática e Desafios2025-04-08T13:39:30+00:00Cláudia Correia da Silvaclaudiacorreia@fosorio.g12.br<p style="text-align: justify;">O presente trabalho tem como intuito de discutir a relevância do currículo na formação acadêmica e a necessidade de adaptá-lo quando verifica-se lacunas na aprendizagem dos estudantes. O currículo é um documento de extrema importâncias na formação acadêmica e profissional, pois define os conteúdos dos programas educacionais e as estratégias de ensino. Serve como um guia para o planejamento e a implementação de atividades de ensino e aprendizagem. Adaptar o currículo às necessidades vigentes dos estudantes e às demandas sociais garante que os estudantes adquiram conhecimentos e habilidades essenciais, assegurando uma educação equitativa, preparando-os para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.</p>2025-03-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIOhttps://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/13329Por Trás dos Bastidores: O Desafio que Virou Motivação2025-04-08T13:39:30+00:00Maria Eny Leandro Picozzi Leandro Picozzienypicozzi@yahoo.com.brSonia Regina Mendes dos Santosenypicozzi@yahoo.com.br<p>Esse trabalho pretende relatar a dinâmica da gestão escolar em tempos pandêmicos, enfatizando o papel do gestor na articulação de ações que envolvem toda a comunidade escolar. Por meio de uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e dos pilares da educação propostos por Delors busca-se compreender como a interação entre gestão, professores e comunidade promove um ambiente educativo, mais inclusivo e inovador. Além disso, o trabalho destaca a importância de estratégias pedagógicas, gestão de sala de aula e o desenvolvimento de subprojetos que incentivam o engajamento e a construção de uma escola viva e ativa, mesmo em cenários desafiadores como a pandemia.</p>2025-04-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Revista Científica Fundação Osoriohttps://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/13330Bioinformática no Ensino Médio: Aplicativo Para o Ensino de Genética Molecular e Evolução2025-04-08T13:39:30+00:00Pedro Rebello de Moraisannacarolina@fosorio.g12.brRenan Luiz dos Santos Nascimentoannacarolina@fosorio.g12.brAna Luiza Nogueira de Oliveira Piresannacarolina@fosorio.g12.brFelipe Alves dos Santos Lopesannacarolina@fosorio.g12.brAnna Carolina de Oliveira Mendesannacarolina@fosorio.g12.br<p>Genética e Evolução são vistas como um campo central da Biologia, posto que seus conteúdos transpassam diversas áreas. Por isso, o tema deve contribuir para a formação de um pensamento crítico. Nesse cenário, o objetivo do presente estudo foi elaborar um aplicativo de Bioinformática para alicerçar estratégias didáticas em aulas de Genética e Evolução no Ensino Médio. A pesquisa possui caráter descritivo com abordagem qualitativa e fora realizada com a participação de onze estudantes matriculados no segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma escola pública federal localizada no Rio de Janeiro. Elaborou-se um aplicativo cujo nome dado foi Biology To Education, em que os processos de transcrição, tradução e alinhamento de sequências foram apresentados de forma bem intuitiva. A partir desse aplicativo foi desenvolvida uma estratégia didática com procedimentos experimentais in silico em que os alunos participantes deveriam responder a uma questão-problema proposta. Essa estratégia didática foi validada com os onze alunos da referida escola. Com os dados extraídos na etapa de validação, analisou-se a estratégia quanto à sua exequibilidade em aulas de Genética, ao passo que também fora identificado que a utilização de um aplicativo com ferramentas de Bioinformática contribui para o aprendizado de alguns temas de Genética Molecular e de Evolução, do mesmo modo que oportuniza aos alunos o contato mais estreito com a pesquisa científica, mediante a utilização de temas recorrentes na mídia.</p>2025-03-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIOhttps://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/13331Pirólise de Pneus Usados Gerando Biocombustíveis: Educação Ambiental em uma Abordagem CTS no Ensino Médio e Profissionalizante2025-04-08T13:39:31+00:00Octavio dos Santos Gouveia Filhooctaviogouveiaf@gmail.comPaulo Sérgio Alves de Souzapaulosasouza@gmail.comJoão Paulo Lucca Morgadojoaopaulo.lucca@ime.eb.brDyanna Silva Ferreirapaulosergio@fosorio.g12.brMaria Clara de Souza Galvãopaulosergio@fosorio.g12.brMateus Abreu Côrtes de Araújopaulosergio@fosorio.g12.brNycole Crystine Moura dos Santospaulosergio@fosorio.g12.brLuiz Eduardo Pizarro Borgesluiz@ime.eb.br<p>A educação ambiental desenvolve a conscientização sobre a importância em promover práticas mais sustentáveis no tratamento de resíduos com adesão ao modelo de economia circular. Neste trabalho foi estudado o processo de pirólise via enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), objetivando a construção de uma educação crítica, baseada no conhecimento científico e socioambiental, demonstrando o seu potencial não apenas para mitigar problemas ambientais associados ao acúmulo de pneus em aterros, mas também para produzir energia renovável na forma de biocombustíveis. Os resultados deste trabalho envolveram a participação direta dos estudantes, incentivando-os na busca da sustentabilidade e da inovação no tratamento dos produtos da pirólise.</p>2025-03-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO