A Revista Científica Fundação Osorio (ISSN: 2526-4818) é uma publicação eletrônica dirigida pelo corpo docente da Fundação Osorio (Instituição Federal de Ensino vinculada ao Ministério da Defesa), tendo por objetivo dar visibilidade à produção científica nas áreas de Ensino e Educação. Sua missão é ser um canal de divulgação de estudos e pesquisas realizadas por docentes, pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. Prioritariamente, a revista divulga trabalhos relacionados com os eixos fundamentais da Educação Básica (Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias) e com a Educação Profissional de nível médio, nas áreas de Administração e Meio Ambiente. Possui periodicidade anual. A RCFO obteve o conceito Qualis B2, na última avaliação quadrienal (2017-2020) da CAPES. Estamos indexados nas seguintes bases, dentre outras: ROAD-ISSN, Google Scholar, SEER-Ibict, Diadorim, Latindex, Sumários, Livre, ResearchBib e SciJoIn.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS 2024

2024-06-12

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS-EDIÇÃO DE 2024
REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO
(Conceito Qualis CAPES B2)


A Revista Científica Fundação Osorio (ISSN 2526-4818) é uma publicação que tem por objetivos divulgar e promover a produção acadêmica de atividades de pesquisa, ensino e extensão.


Os trabalhos publicados poderão ser: Artigos Originais, Artigos de Revisão, Relatos de Pesquisas e Experiências, Notas Técnicas, Resenhas de Livros e também Resumos de Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado ou Monografias de Especialização. Prioritariamente, a revista divulga trabalhos relacionados com os eixos fundamentais da Educação Básica (Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e com a Educação Profissional e Tecnológica. Também são aceitos trabalhos feitos por alunos do ensino técnico ou de graduação, desde que orientados por um professor.


As submissões podem ser feitas nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa e devem ser originais. Os trabalhos devem ser submetidos *até o dia 31/08/2024* e estarem de acordo com as "Diretrizes para Autores" disponíveis no link a seguir:
http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/rcfo/about/submissions

v. 9 n. 1 (2024): Revista Científica Fundação Osorio

Publicado: 2025-04-08

Educar pela pesquisa e a prototipagem Robótica – Eletrônica, uma experiência no SENAI Nova Iguaçu

Sônia Regina Mendes dos Santos Mendes dos Santos, Lucas Tsuyoshi Vasconcelos Makino, Virgilio Cesar Garcia Leandro

5-17

A Ação Político-Pedagógica e a Intelectualidade na Vida Docente: Uma Perspectiva Histórica a Partir dos Anos 1920

Miguel Angelo Castelo Gomes, Leonardo Luís Costa e Silva Giorno Costa e Silva Giorno

18-33

A Influência do Supervisor do PIBID na Formação de Professores a Partir do Olhar dos Pibidianos

Artur Rodrigues Fraga, Cláudia Paulino de Lanis Patricio, Janaina Merigueti de Souza Costa

47-66

Logística Reversa e a Sustentabilidade em uma Fábrica de Produtos de Limpeza

Bruna Oliveira Rosa, Joyce Martins Cordeiro, Daiane da Silva Santos

67-84

Por Trás dos Bastidores: O Desafio que Virou Motivação

Maria Eny Leandro Picozzi Leandro Picozzi, Sonia Regina Mendes dos Santos

96-114

Bioinformática no Ensino Médio: Aplicativo Para o Ensino de Genética Molecular e Evolução

Pedro Rebello de Morais, Renan Luiz dos Santos Nascimento, Ana Luiza Nogueira de Oliveira Pires, Felipe Alves dos Santos Lopes, Anna Carolina de Oliveira Mendes

115-127

Pirólise de Pneus Usados Gerando Biocombustíveis: Educação Ambiental em uma Abordagem CTS no Ensino Médio e Profissionalizante

Octavio dos Santos Gouveia Filho, Paulo Sérgio Alves de Souza, João Paulo Lucca Morgado, Dyanna Silva Ferreira, Maria Clara de Souza Galvão, Mateus Abreu Côrtes de Araújo, Nycole Crystine Moura dos Santos, Luiz Eduardo Pizarro Borges

128-152

Ver Todas as Edições