Declaração de Ética

A Revista SILVA se compromete em manter a ética e a qualidade na publicação de seus fascículos. Valoriza e incentiva o comportamento ético das partes envolvidas, como autores, editores, avaliadores ou membros da equipe editorial.

A Revista SILVA não consente com o plágio ou com comportamentos em desacordo com os preceitos éticos das publicações científicas, tendo em vista que nossos valores éticos são baseados nas diretrizes e conceitos do Committee on Publication Ethics (COPE)  (https://publicationethics.org/).

Para que sejam adotados por todos, listamos abaixo os pontos principais para a ética no processo de editoração da Revista SILVA.  Lembramos que caso existam situações excepcionais não listadas, as mesmas serão resolvidas com base no código citado da COPE. 

Atribuições dos editores:

 

  • Confidencialidade: os administradores da Revista SILVA, assim como as editoras se comprometem a não fornecer qualquer informação sobre os artigos para qualquer pessoa que não seja o autor. 
  • Divulgação e conflitos de interesse: se comprometem a não utilizar informações não publicadas em suas pesquisas sem a devida autorização dos autores. As editoras devem recusar o acompanhamento e/ou avaliação do artigo em caso de conflitos de interesse resultantes de: competição, colaboração, ou outras relações ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou instituições envolvidas no artigo.
  • Decisão da publicação: as editoras são responsáveis pela decisão final de aceitação dos artigos submetidos e sua publicação. Seguem as políticas editoriais de avaliação de artigos, além de verificar questões relacionadas ao copyright e plágio. O corpo editorial da revista pode ser consultado para a tomada de decisão, caso os editores julguem necessário. 
  • Envolvimento e cooperação em investigações: é de responsabilidade das editoras adotar medidas cabíveis com as questões éticas da revista, sobre os artigos publicados. 

 

Responsabilidade dos avaliadores:

 

  • Contribuição para a decisão editorial: os avaliadores devem auxiliar as editoras da Revista SILVA na tomada de decisões editoriais e, por meio das comunicações editoriais com o autor, podem auxiliar o autor no aprimoramento do artigo.
  • Presteza: caso o avaliador se sinta desqualificado para avaliar a pesquisa relatada em um artigo ou não identificar que não vai entregar sua avaliação no prazo especificado, o mesmo deve informar as editoras da Revista SILVA e  retirar-se do processo de avaliação.
  • Confidencialidade: os avaliadores se comprometem a manter não mostrar ou comentar com qualquer outra pessoa sobre o conteúdo dos manuscritos recebidos para revisão, prezando assim pela confidencialidade do artigo a ser publicado.
  • Objetividade: as avaliações devem ser realizadas de forma objetiva de maneira que os avaliadores expressem suas opiniões de forma clara e com argumentos que baseiam suas decisões. 
  • Identificação das fontes: os avaliadores devem verificar se existem trabalhos relevantes na área que não foram citados pelo autor. Deve também identificar se houve qualquer semelhança ou cópia de outro artigo publicado.
  • Divulgação e Conflitos de Interesse: as ideias obtidas por meio da revisão por pares devem ser mantidas em nível confidencial e não podem ser utilizadas para qualquer tipo de vantagem. Os manuscritos de autores, empresas ou instituições que possuam conflitos de interesse não devem ser aceitos. 

 

Responsabilidade dos autores:

 

  • Padrões acadêmicos: as pesquisas originais necessitam de um relato preciso de seus autores, assim como uma explicação objetiva de seu significado. O autor deve fornecer dados suficientes para permitir a reprodução ou menção do mesmo por outros autores. 
  • Originalidade e plágio: os autores devem garantir que escreveram trabalhos originais e em caso de utilização de outras fontes, a citação é obrigatória Para a Revista SILVA, plágio em todas as suas formas constitui comportamento de publicação antiético e é inaceitável.
  • Publicação múltipla, redundante ou simultânea: o artigo não pode ser publicado ao mesmo tempo em outros periódicos. O autor deve garantir que o manuscrito foi enviado somente à Revista Silva. 
  • Reconhecimento das fontes: os autores devem citar de forma apropriada as publicações que nortearam o manuscrito. As informações obtidas em particular, como em conversas, correspondências ou discussões com terceiros, não devem ser usadas ou relatadas sem permissão explícita por escrito da fonte. 
  • Autoria do artigo: deve ser limitada aos que contribuíram de forma significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Quando outras pessoas tiverem participado de certos aspectos substantivos da pesquisa, essas devem ser reconhecidas ou listadas como contribuintes. O autor correspondente deve garantir que todos os coautores apropriados e nenhum coautor impróprio sejam incluídos no artigo e que todos os co autores tenham visto e aprovado a versão final do artigo e concordado com sua submissão para publicação. A Revista SILVA não aceitará a inclusão de autores após a submissão.
  • Divulgação e conflitos de interesse: todos os autores devem divulgar quaisquer conflitos de interesses financeiros ou de outro tipo que possam influenciar os resultados ou a interpretação dos resultados do artigo. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas na seção Agradecimentos.
  • Erros em trabalhos publicados: quando um autor identificar um erro significativo ou qualquer imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é sua obrigação notificar prontamente a Revista SILVA e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo.