A otimização da operacionalidade da Brigada de Infantaria Paraquedista por meio da racionalização administrativa

  • Allan de Almeida Serrão

Resumo

O término da Guerra Fria, o desenvolvimento tecnológico dos meios de combate e a evolução da Arte da Guerra desencadearam uma racionalização de meios e efetivos em grande parte dos exércitos de países com alto padrão de prontidão e experiência em combate. O Exército Brasileiro vive atualmente um processo de transformação e a racionalização de efetivos é um dos temas que carece de estudo e discussão. Este processo tem por fi nalidade adequá-lo às novas demandas do combate moderno bem como desenvolver novas capacidades. Segundo o processo em questão, os fatores críticos para efetivar a transformação se concentram em três principais áreas: doutrina, recursos humanos e gestão (BRASIL, 2010, p. 4). Dessa forma, a racionalização administrativa é tema de vital importância para otimizar o emprego de militares combatentes em suas atividades fi nalísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan de Almeida Serrão

Maj Cav (AMAN/99, EsAO/07, ECEME/16); comandou o 1º Esquadrão de Cavalaria Paraquedista no biênio 2013-14. Atualmente, serve no Comando da 10ª Região Militar.

Publicado
2017-10-01
Como Citar
Serrão, A. de A. (2017). A otimização da operacionalidade da Brigada de Infantaria Paraquedista por meio da racionalização administrativa. A Defesa Nacional, 105(834), 84-98. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/ADN/article/view/1312