A pré-história da ciência e tecnologia no Exército

O século XIX

  • Adler Homero Fonseca de Castro

Resumen

Uma defi nição clássica de história seria a de que esta é o ramo dos estudos sociais que procura analisar o homem inserido no tempo e, em termos de metodologia, os meios usados para fazer esse estudo seriam aqueles baseados, principalmente, na análise crítica das fontes escritas para verifi car a veracidade, consistência e relevância do tópico estudado. Por isso a importância das famosas “referências bibliográficas” para os profi ssionais habilitados: sem o estabelecimento das fontes usadas, o trabalho será inferior, pois não permite que outro profi ssional o refaça, analisando os documentos sob sua própria ótica. A questão do método é um ponto importante, pois os historiadores podem — e devem— valer-se de outros tipos de bases documentais, como registros de áudio (entrevistas, por exemplo) ou objetos, como os usados na análise da cultura material ou da etnografi a. A formação específi ca do historiador não fornece os instrumentos para se valer desse tipo de informação, que é da linha de trabalho dos antropólogos e arqueólogos, esses sim passam por um aprendizado direcionado para os campos “não documentais” durante os cursos de graduação.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Adler Homero Fonseca de Castro

Pesquisador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, curador de Armas Portáteis do Museu Militar Conde de Linhares, doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado
2017-03-01
Cómo citar
Castro, A. H. F. de. (2017). A pré-história da ciência e tecnologia no Exército: O século XIX. A Defesa Nacional, 104(832), 83-98. Recuperado a partir de http://ebrevistas.eb.mil.br/ADN/article/view/1292