Detecção de ataques cibernéticos utilizando aprendizado de máquina: uma revisão

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ricardo da Silveira Lopes
Julio Cesar Duarte
Ronaldo Ribeiro Goldschmidt

Resumo

Com a disponibilização pública de bases de dados simuladas de detecção de intrusão, o Aprendizado de Máquina vem sendo empregado, cada vez mais, em estudos de detecção de ataques cibernéticos. Se, por um lado, tem-se destacado o desempenho (precisão e abrangência) obtido, por outro, tem havido uma carência na análise crítica sobre o que de fato foi aprendido pelo modelo, visando concluir se haverá ou não a manutenção desse desempenho em aplicações reais. Nesse sentido, técnicas de explicabilidade surgem como uma possibilidade promissora na execução dessa tarefa, uma vez que, usualmente, vem sendo negligenciada a análise da Taxa de Falso Positivo desses modelos, o que pode se tornar um problema importante, com o aumento da velocidade e quantidade de dados trafegados pela internet. Esta pesquisa se propõe a levantar discussões sobre esses problemas, apresentando alguns artigos a eles relacionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lopes, R. da S., Duarte, J. C., & Goldschmidt, R. R. (2022). Detecção de ataques cibernéticos utilizando aprendizado de máquina: uma revisão. Revista Militar De Ciência E Tecnologia, 39(2). Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CT/article/view/10831
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ricardo da Silveira Lopes, Instituto Militar de Engenharia

Ricardo da Silveira Lopes, Seção de Engenharia de Defesa, Instituto Militar de Engenharia - Urca, Rio de Janeiro - RJ, Brasil Possui graduação em Engenharia Eletrônica e mestrado em Sistemas de Controle realizados em 2007 e 2014, respectivamente, pelo Instituto Militar de Engenharia, onde atualmente é doutorando em Engenharia de Defesa. Sua área de interesse compreende detecção de intrusão com aprendizado de máquina e explicabilidade em inteligência artificial.

Julio Cesar Duarte, Instituto Militar de Engenharia

Julio Cesar Duarte, Seção de Engenharia da Computação, Instituto Militar de Engenharia - Urca, Rio de Janeiro - RJ, Brasil Possui graduação em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1998), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência em áreas multidisciplinares, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizado de máquina, inteligência artificial e processamento de linguagem natural.

Ronaldo Ribeiro Goldschmidt, Instituto Militar de Engenharia

Ronaldo Ribeiro Goldschmidt, Seção de Engenharia da Computação, Instituto Militar de Engenharia - Urca, Rio de Janeiro - RJ, Brasil Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Sistemas de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente trabalha como professor associado ao Instituto Militar de Engenharia e seus interesses de pesquisa incluem Ciência de Dados e Inteligência Artificial.