Análise comparativa de métricas topológicas em redes de coautoria para o problema de predição de links

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mariana Magalhães de Mattos Coelho
Claudia Marcela Justel

Resumo

O problema denominado predição de links consiste em estimar o surgimento de arestas entre nós de um grafo que representa uma rede de elementos interligados (e.g., uma rede de coautoria cujos vértices e arestas representam, respectivamente, os autores e as publicações entre eles). Diversas abordagens para resolver esse problema foram propostas nos últimos anos. Dentre as diferentes abordagens existentes, neste trabalho consideramos a abordagem topológica, para a qual foram definidas diferentes métricas. O objetivo deste trabalho é comparar quatro métricas topológicas através de experimentos em uma rede de coautoria. Apresentamos os resultados e as conclusões obtidas a partir dos experimentos executados em uma rede real desenvolvida por alunos participantes do projeto de pesquisa Algoritmos em Grafos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Coelho, M. M. de M., & Justel, C. M. (2023). Análise comparativa de métricas topológicas em redes de coautoria para o problema de predição de links. Revista Militar De Ciência E Tecnologia, 39(2). Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CT/article/view/10853
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mariana Magalhães de Mattos Coelho, Instituto Militar de Engenharia

Mariana possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (2004), pós-graduação lato sensu/especialização em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-Rio (2007) e mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2021). Aprovada em concurso público para exercer o cargo de analista em geociências na função analista de sistemas no Serviço Geológico do Brasil.

Claudia Marcela Justel, Instituto Militar de Engenharia

Licenciada em Ciências Matemáticas pela Universidade de Buenos Aires (1987) e Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professora titular do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação e Teoria dos Grafos, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos, teoria de grafos, teoria espectral de grafos.