Otimização do assento e da suspensão de um veículo AWD trafegando em diferentes tipos de pavimentos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alejandro O Peralta
Caroline G Campos
André N de Oliveira,
Ricardo T C Neto
Aldélio B Caldeira

Resumo

O estudo do conforto é cada vez mais importante nos projetos de veículos. Este artigo otimiza a suspensão e o assento do motorista para atingir o melhor conforto de condução de um veículo com tração em todas as rodas (AWD) em diferentes velocidades e em um terreno com perfil randômico. O modelo de um veículo AWD é apresentado neste trabalho, bem como uma breve discussão sobre os padrões internacionais de avaliação da vibração do corpo humano (VCH). As simulações numéricas da dinâmica vertical do veículo são avaliadas com uma função multiobjetivo. O sistema de suspensão e o assento do motorista são otimizados empregando dois métodos estocásticos diferentes. A precisão, eficiência e eficácia em todos os casos são comparadas com os limites estabelecidos pelas normas internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Peralta, A. O., Campos, C. G., de Oliveira, A. N., Neto, R. T. C., & Caldeira, A. B. (2019). Otimização do assento e da suspensão de um veículo AWD trafegando em diferentes tipos de pavimentos. Revista Militar De Ciência E Tecnologia, 35(4). Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CT/article/view/2809
Seção
Artigos