Interpolação de Hermite na transformação de coordenadas entre sistemas de referência geodésicos, visando à modelagem das distorções entre os diferentes sistemas adotados no Brasil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulo Leoncio da Silva de Melo
Leonardo Castro de Oliveira Castro de Oliveira

Resumo

O objetivo foi de investigar a qualidade posicional resultante da Interpolação de Hermite, aplicada no processo de transformação de coordenadas, modelando as distorções das redes geodésicas. A transformação foi realizada operandose diretamente as diferenças de coordenadas entre as redes geodésicas, sendo, convertidas a resultante da transformação entre sistemas e as distorções. Devido ao cálculo das derivadas nas estações, tornou-se primordial construir um procedimento para realizá-lo. Pois, a função matemática geradora das diferenças de coordenadas era desconhecida. Os coeficientes do Polinômio de Hermite foram calculados através da resolução da matriz de Vandermonde. Os experimentos foram: simulando as diferenças e o outro com dados reais. Na simulação, tanto para 3, quanto para 6 parâmetros, a discrepância foi de 50 milímetros. Com dados reais, os resultados da amostra apresentaram magnitudes centimétricas de erro posicional, em todos os casos. A Interpolação de Hermite apresentou erros com magnitudes superiores aos mesmos do ProGriD, sem outlies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de Melo, P. L. da S., & de Oliveira, L. C. de O. C. (2019). Interpolação de Hermite na transformação de coordenadas entre sistemas de referência geodésicos, visando à modelagem das distorções entre os diferentes sistemas adotados no Brasil. Revista Militar De Ciência E Tecnologia, 36(3). Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CT/article/view/3249
Seção
Artigos