Contribuição para o uso de material alternativo em camada de sublastro de ferrovia heavy haul
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Resumo
Este trabalho apresenta a caracterização geotécnica e mecânica de um solo arenoso fino laterítico (SAFL) e seu desempenho no campo como camada de sublastro em pavimento ferroviário. O SAFL é consagrado em pavimento rodoviário no Brasil, sua utilização em pavimento ferroviário requer especial atenção. O material foi caracterizado e submetido a ensaios de cargas repetidas, deformação permanente e ao Índice de Suporte Califórnia (CBR). Na avaliação “in situ” das propriedades mecânicas foi utilizado o Dynamic Cone Penetrometer. Ao se utilizar normas de seleção de materiais da AREMA, solos com predominância de finos são descartados por não satisfazerem os critérios de índice de plasticidade, granulometria e CBR. Porém, quando trata-se de solo tropical laterítico, este material possui cimentação natural, devido à grande concentração de óxido-hidróxido de Fe e Al, que proporciona a ele um comportamento estrutural peculiar. Resultados obtidos de módulo resiliente elevado e baixa deformação permanente validam o uso do SAFL.
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