A companhia de operações psicológicas uma proposta de estrutura para o Comando Militar do Leste

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thiago José Bandeira Santos
André Cezar Siqueira

Resumo

A relevância do controle da narrativa e da opinião pública nas operações São Francisco, Copa do Mundo de Futebol 2014, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Furacão e Intervenção Federal impulsionou o desenvolvimento desta pesquisa. Nesta direção, o artigo elencou como objetivo geral avaliar se uma fração tática de Operações Psicológicas possui uma demanda permanente no estado do Rio de Janeiro. Para tal, os fatores doutrina e organização foram demasiadamente estudados, visto que as Operações Psicológicas enquadram-se como uma capacidade operativa. Dessa forma, o estudo evidencia a limitação de efetivo no 1º Batalhão de Operações Psicológicas e a necessidade permanente pela fração tática nas operações ocorridas no estado do Rio de Janeiro entre 2014 a 2018. Destarte, avaliou-se que existe uma necessidade permanente pelo apoio tático de operações psicológicas, sendo que a estrutura adequada para essa demanda seria uma Companhia diretamente subordinada ao CML.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
José Bandeira Santos, T., & Cezar Siqueira, A. (2022). A companhia de operações psicológicas: uma proposta de estrutura para o Comando Militar do Leste. Giro Do Horizonte, 11(1), 28-34. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/GH/article/view/10315
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Thiago José Bandeira Santos, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais EsAO

O autor é Bacharel em Ciências Militares (AMAN/2010), mestre em Ciências Militares (EsAO/2020), especialista em Operações Psicológicas e possui o estágio de Operações de Informação do Comando Militar do Leste.

André Cezar Siqueira, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais EsAO

Coronel R1 da Arma de Engenharia (AMAN/1982). Curso de Manutenção e Suprimento D’água (EsIE/1989). Mestrado em Operações Militares (EsAO/1991). Mestrado em Ciências Militares (ECEME/2004). Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (ECEME/2008). MBA Executivo (FGV/2008). Atualmente, trabalha como PTTC na EsAO.