Nosso sistema de avaliação é realizado por nossa comissão editorial e majoritariamente por avaliadores externos.

 

O processo de revisão da GH é composto de dois pontos de avaliação e uma recomendação, detalhados a seguir:

1) O artigo é original e possui aderência ao foco e escopo do periódico?

A originalidade aqui é tratada de forma expandida. Buscamos artigos que, além de não terem sido publicados anteriormente, tragam novas contribuições para a área de Defesa e/ou das Ciências Militares. O conteúdo deve ter a capacidade de fomentar o debate do assunto proposto no artigo e estar dentro do foco e escopo da GH. 

2) O texto está bem organizado e apresentado?

Os objetivos do artigo devem estar claros e seu desenvolvimento apresentado de forma adequada aos resultados descritos. É importante que o revisor valide a abordagem metodológica, a apresentação do texto e a qualidade das fontes, análises e conclusões apresentadas. A literatura apontada deve ser pertinente.

RECOMENDAÇÃO

Após a revisão, os avaliadores devem apresentar aos editores uma dentre seis diferentes opções:

Aceitar: artigo sem necessidade de alterações, pronto para seguir para as demais etapas do processo editorial.

Correções obrigatórias: indica que são necessárias somente pequenas correções que podem ser aprovadas pelo editor, não sendo necessário retornar ao revisor.

Submeter novamente para avaliação: indica necessidade de correções consistentes, sendo necessário retornar para uma nova rodada de avaliação.

Submeter para outra revista: para artigos que, no entender do editor, não estão totalmente ajustados ao foco e ao escopo do periódico.

Rejeitar: quando não estão totalmente ajustados ao foco e ao escopo do periódico.