A INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS NO RENDIMENTO DOS ALUNOS NO MÓDULO DE TIRO DO CAÇADOR NOS CURSOS DE OPERAÇÕES NA SELVA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente estudo avalia o ensino por competências, como metodologia de ensino a ser implantada nos Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro, no rendimento dos alunos no módulo de tiro do caçador dos Cursos de Operações na Selva do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). A pesquisa visou preencher uma lacuna na sistemática de ensino da Força Terrestre, uma vez que pouco se sabe sobre o atual sistema de ensino em implantação. Este sistema aperfeiçoa o processo de ensino e aprendizagem procurando atender as demandas da formação do especialista em operações na selva em face da projeção do Brasil no cenário mundial. Neste contexto, novos e complexos obstáculos se apresentarão ao militar os quais exigirão, cada vez mais, de uma maior capacitação intelectual e profissional para solucionar situações - problema. Neste ínterim, o ensino por competências vem com a proposta de ensinar, com aplicabilidade prática num contexto real, os conteúdos de ensino, sejam eles factuais, procedimentais, conceituais e atitudinais, de forma descentralizada, porém mobilizados de forma conjunta para a solução das situações - problema. Para tanto, uma relação mútua de feedback instrutor e instruendo se torna fundamental. Esta relação permitirá aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem tornando-o dinâmico e em constante aperfeiçoamento. O tema foi desenvolvido partindo de uma pesquisa bibliográfica sobre o sistema de ensino por competências, o Caçador e a evolução do ensino no CIGS. Posteriormente, foi realizado um procedimento experimental, a fim de mensurar, pelos padrões de desempenho, o nível de aprendizagem dos alunos para o conteúdo de ensino do módulo de tiro do caçador. Em seguida, foram aplicados questionários e entrevistas com os alunos do Curso de Operações na Selva e a equipe de instrução do CIGS. E por fim uma conclusão que foi baseada na análise dos dados obtidos na pesquisa. Como contribuição, é apresentada uma sugestão de Plano de Disciplinas para a instrução do módulo de tiro do caçador pautado no ensino por competências
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A Giro do Horizonte (GH) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: Os autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.