A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS INTEGRANTES DO CURSO DE INFANTARIA DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS

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Pedro Henrique Nascimento Damasceno

Resumo

Com o advento da era do conhecimento, surgiram diversas constatações
sobre a importância das organizações criarem, compartilharem e utilizarem,
eficientemente, o conhecimento disponível em seu respectivo ramo. Isto porque o
domínio do saber proporciona vantagens ao seu detentor, na medida em que se
multiplicam os ensinamentos colhidos, aprimorando tanto aspectos materiais, quanto
cognitivos. Neste contexto, o presente estudo pretende identificar a influência das
práticas de gestão do conhecimento sobre os integrantes do curso de Infantaria da
Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro, objetivando aprimorar
a absorção, o compartilhamento e a difusão de experiências entre seus instrutores e
alunos. Entretanto, devido à amplitude do tema, buscou-se concentrar os estudos
nas ações relacionadas à partilha de informações. Para isto, realizou-se um estudo
junto a militares que frequentaram este curso, a fim de diagnosticar o nível de
maturidade da gestão do conhecimento em que este se encontrava. Assim,
procurou-se analisar a eficiência das práticas que vinham sendo utilizadas por estes
militares, especialmente as que visavam justamente a esta difusão de
aprendizagens, aproveitando-se das vivências profissionais oriundas de cada um
dos integrantes deste universo. Paralelamente a isto, foi realizada uma revisão de
literatura e entrevistas, no intuito de levantar as principais ferramentas de
compartilhamento utilizadas em organizações civis e militares, aplicáveis ao público
estudado. Ao término desta pesquisa, foi possível diagnosticar pontos fortes, dentre
as principais atividades já desenvolvidas por este curso, além de oportunidades de
melhoria, relacionadas à sua gestão do conhecimento. Diante disto, foram propostas
alternativas que possibilitem uma otimização destes processos, além de uma análise
a respeito de fatores críticos que contribuíram ou não para a eficiência destas
práticas. Ao final, espera-se contribuir para um melhor aperfeiçoamento dos militares
que frequentem este curso, tanto instrutores quanto alunos, de maneira que possam
retornar às organizações militares em melhores condições para tomar decisões e
assessorar seus comandantes

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Como Citar
Damasceno, P. H. N. (2019). A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS INTEGRANTES DO CURSO DE INFANTARIA DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS. Giro Do Horizonte, 7(1), 85-107. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/GH/article/view/2216
Seção
Edição Completa