A PERCEPÇÃO DE STAKEHOLDERS INTERNOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA INICIATIVA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE EXTENSÃO E DE PESQUISA DO EXÉRCITO BRASILEIRO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente estudo teve por objetivo analisar, a partir da percepção de
stakeholders internos, a implementação de uma iniciativa de Gestão do Conhecimento
no âmbito de uma Instituição de Educação Superior de Extensão e de Pesquisa
(IESEP) do Exército Brasileiro. Para isso, foi realizada a análise da implementação do
“Programa Conhecimento” na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). A
pesquisa em pauta pode ser classificada como aplicada, de natureza exploratória -
descritiva, de abordagem quantitativa - qualitativa, sendo que foram utilizados como
métodos e procedimentos técnicos, a pesquisa documental, o estudo de caso e o
levantamento. Na coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado em
noventa e nove docentes (censo) da Divisão de Ensino da AMAN no mês de maio de
2017. Destaca-se que na visão desses stakeholders internos, a Gestão do
Conhecimento (GC) possui um elevado grau de importância sendo, entretanto,
necessária uma maior divulgação desse tipo de prática no âmbito da Organização.
Faz-se necessária, ainda, a criação de atrativos e valorização para que os docentes
realizem cursos, particularmente na modalidade Stricto Sensu. Na percepção dos
docentes, há falta de tempo e de ambientes propícios à realização de trabalhos
científicos, além da necessidade de estímulo para a realização de pesquisas no
âmbito da Instituição, incluindo o envolvimento de discentes e docentes. Ressalta-se,
ainda, que o acesso à informação é limitado e que a cultura organizacional não
favorece. Destaca-se, ainda de acordo com esses stakeholders, que tais fatos
provavelmente têm provocado impactos na produção acadêmica da IESEP
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A Giro do Horizonte (GH) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: Os autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.