SARGENTO-ALUNO DE ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO DE SUA INTERAÇÃO E APROVEITAMENTO NA FASE EaD DO CAS 2011
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A aceleração do crescimento tecnológico tem estimulado a
interdependência entre o saber e a vida econômica. Deste modo, a sociedade
coloca novas experiências em questão, envolvendo trabalho, espaço, tempo,
qualidade de vida e educação. A confiança na escolarização permanente vem se
tornando uma exigência do mercado de trabalho. Daí se verifica a propagação da
educação a distância (EaD) no mundo. De forma idêntica, o Exército Brasileiro
também adota em alguns dos seus Estabelecimentos de Ensino esta modalidade
de ensino/aprendizagem para os processos de formação e aperfeiçoamento dos
militares. Um exemplo disso é a 1ª fase (EaD) do Curso de Aperfeiçoamento de
Sargentos (CAS), realizado sob coordenação, gerenciamento e execução da
Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas – EASA. Deste modo, o
objetivo deste trabalho é identificar se a participação/interação do Sargento-aluno
da Arma de Engenharia, por meio do Portal de Educação do Exército, interfere ou
não em seu rendimento na fase EaD do CAS 2011. O presente estudo levou em
consideração o método dedutivo, a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A
partir das análises realizadas neste estudo verificou-se que existiu diferença
significativa de rendimento, na 1ª fase do CAS 2011, entre os Sargentos-alunos
que participaram/interagiram das atividades propostas no Portal de Educação do
Exército e os que não o fizeram. Analisaram-se também as médias dos graus dos
discentes por tipo de OM. Nesta foi constatado que a maior média ocorreu entre os
militares oriundos das OM de Engenharia de Combate. Visando enriquecer esta
pesquisa foram ainda colhidas, dos principais envolvidos, opiniões relacionadas à
fase EaD do CAS 2011. Com base nestes resultados constatou-se então a
necessidade de um maior envolvimento do Sargento-aluno de Engenharia na fase
EaD do CAS, visto que tal dedicação pode representar um melhor rendimento
nesta fase do curso
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A Giro do Horizonte (GH) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: Os autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.