A REINTEGRAÇÃO JUDICIAL DE EX-MILITARES SEM ESTABILIDADE E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A GESTÃO DO PESSOAL NO EXÉRCITO BRASILEIRO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No presente trabalho buscou-se apresentar uma análise sobre o impacto das reintegrações judicias para a gestão do pessoal no Exército Brasileiro (EB). Sua finalidade é alertar quanto à necessidade de existir um procedimento padrão sobre as medidas a serem adotadas quanto aos militares reintegrados judicialmente para realizar tratamento de saúde, além de demonstrar através dos dados coletados, a atual situação do tema aqui pesquisado em termos de quantitativo de reintegrações judiciais, como os magistrados da Justiça Federal têm decidido sobre o assunto, o que a jurisprudência tem definido e quais as ações adotadas pelos Comandos Militares de Área (C Mil A) e Regiões militares (RM). Para tanto, esse artigo foi desenvolvido, de julho de 2017 até setembro de 2018, por meio de uma pesquisa bibliográfica e descritiva utilizando-se, também, o recurso das entrevistas estruturadas com os Comandantes de OM e Assessores de Apoio para Assuntos Jurídicos, questionários para os Chefes de 1ª Seção e para militares da área de saúde (Oficiais Médicos). A preocupação de se buscar um aperfeiçoamento e centralização nas medidas a serem adotadas pelas OM com uma publicação por intermédio de um órgão central da instituição que faça a gestão dos recursos humanos, sendo a sugestão da pesquisa o Departamento-Geral do Pessoal (DGP), permitirá uma padronização e melhor gerenciamento desses casos. Na conclusão, as ideias expressas ao longo do trabalho são ratificadas, enfatizando-se a importância da publicação de um procedimento geral que vincule todos os C Mil A e RM, porém não esgote a liberdade desses Grandes Comandos de regular mais detalhadamente sobre o assunto.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A Giro do Horizonte (GH) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: Os autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.