O EMPREGO DE UM BATALHÃO DE INFANTARIA NO APOIO A ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS: UMA ANÁLISE DA LOGÍSTICA NECESSÁRIA EM OPERAÇÕES DE AJUDA HUMANITÁRIA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O novo conceito de Operações de Cooperação e Coordenação com Agências, inserida nas situações de não guerra, reflexo da moderna Doutrina Militar Terrestre, envolve as ações subsidiárias em cooperação com diversos órgãos públicos e privados. Dessa forma, tornase essencial que a Força Terrestre detenha uma Logística Militar compatível para enfrentar os desafios do século XXI. Nesse sentido, com a finalidade de cooperar com a doutrina para o emprego de tropas do Exército Brasileiro em Operações de Ajuda Humanitária, tanto em território nacional como no exterior, nestetrabalho pretende-se analisar a logística necessária para a participação de um Batalhão de Infantaria em Operações de Ajuda Humanitária, destacando a doutrina atualmente empregada pelo Exército Brasileiro e apresentando outras doutrinas civis e militares, nacionais e internacionais relevantes. Assim, para atingir o objetivo proposto, na Introdução, teve-se a finalidade de situar o leitor em relação ao problema em análise, bem como aos objetivos e às justificativas do trabalho. Na metodologia empregada ao longo do trabalho,abordou-se aspectos fundamentais para a validação dos resultados obtidos. Na Revisão de Literatura, abordou-se a base teórica que ampara o desenvolvimento dos estudos desenvolvidos. Na seção 4, apresentamos e discutimos os resultados obtidos, com base no embasamento teórico estudado e nos instrumentos de coleta de dados utilizados. Por fim, apresentamos as conclusões finais do trabalho, tendo sido confirmado como o emprego dos adequados meios materiais podem contribuir para a conquista de um permanente estado de prontidão operativa dos Batalhões de Infantaria em Operações de Ajuda Humanitária e Apoio à Defesa Civil, através de um QDM moderno.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A Giro do Horizonte (GH) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: Os autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.