Avaliação pré-operatória de vias aéreas por ultrassonografia em portador da Síndrome DiGeorge

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bruno Romualdo e Silva
Gisèle Passos da Costa Gribel
Benjamin Zylberberg
Juliane Rodrigues Solis Correa

Resumo

Introdução: A Síndrome DiGeorge é uma síndrome genética associada com uma deleção do cromossoma 22q11.2 A incidência é de 1/4000 afetando igualmente ambos os sexos. Manifesta-se clinicamente com micrognatia, doença cardíaca congênita, hipocalcemia, paratiroidite e imunodeficiência celular por anomalias no timo. Quando presentes, o refluxo gastroesofágico, alteração de motilidade faríngea e esofagiana, além de anomalias de face ou do palato e encurtamento de traquéia podem dificultar a abordagem da via aérea. Pneumonia por aspiração é a principal complicação peri-operatória relacionada.
Objetivo: Este relato de caso de um paciente portador da Síndrome DiGeorge discute o manuseio anestésico frente as complicações clínicas que o paciente apresenta em especial as dificuldades na abordagem da via aérea durante a anestesia geral.


Descrição do Caso: Lactente, 7 meses, masculino, portador de refluxo gastresofágico internado para implantação de uma gastrostomia. Portador da Síndrome DiGeorge apresentava cardiopatia já submetida a tratamento cirúrgico. Foi submetido à anestesia geral venosa após realização de ultrassonografia de vias aéreas previamente à anestesia evidenciando integridade do palato e véu palatino. Intubado na segunda tentativa com sucesso confirmado pela ultrassonografia de vias aéreas. Porém necessitando de reposicionamento endobrônquica. O paciente foi encaminhado extubado ao Centro de Terapia Intensiva, acordado.


Conclusão: Os anestesiologistas, mediante tais fatores que predispõem a um evento adverso de difícil ventilação e intubação, devem avaliar preliminarmente as vias aéreas antes por exame clínico e exame de imagens, como a realização de Ultrassonografia de vias aéreas prévia descrita estudos anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruno Romualdo e Silva

Aluno da Pós-graduação Lato sensu em Anestesiologia do Hospital Central do Exército.

Gisèle Passos da Costa Gribel

Mestre em Ciências Médicas. Coordenadora da da Pós-graduação Lato sensu em Anestesiologia do Hospital Central do Exército. Chefe do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Central do Exército.

Benjamin Zylberberg

Professor da Pós-graduação Lato sensu em Anestesiologia do Hospital Central do Exército. Instrutor do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Central do Exército.

Juliane Rodrigues Solis Correa

Aluna da Pós-graduação Lato sensu em Anestesiologia do Hospital Central do Exército.