O EMPREGO DO RADAR SABER M60 EM APOIO AO SISFRON
Resumo
O presente artigo aborda registros de experimentações doutrinárias sobre o emprego do Radar SABER M60 em operações de responsabilidade do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), com a finalidade de reforçar a importância da utilização do referido sensor no monitoramento do espaço aéreo nas faixas de fronteiras do território brasileiro com outros países. Para tanto, discorre, inicialmente, sobre a definição conceitual do SISFRON, de forma a ambientar o leitor a respeito do assunto. Em seguida, apresenta o projeto piloto do sistema, que, atualmente, é operacionalizado pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sediada em Dourados-MS. Este artigo mostra, também, as inovações tecnológicas que este Sistema ajudou a desenvolver para suprir suas demandas. Por fim, aborda o emprego propriamente dito do Radar SABER M60 junto ao SISFRON. Cabe ressaltar que, no contexto atual da modernização tecnológica, demanda-se a constante inovação material e o adestramento contínuo dos quadros do Exército Brasileiro, para que se possa cumprir a árdua missão de manter a soberania nacional nos mais longínquos rincões da Pátria.
Downloads
Referências
______. ______. Livro Branco de Defesa. Brasília, 2012.
______. ______. Exército Brasileiro. Departamento de Educação e Cultura do Exército. Manual Técnico de Operação do Radar SABER M60. 2016. Disponível em:
______. ______. ______. 2º Grupo de Artilharia Antiaérea. Relatório da missão de apoio à experimentação doutrinária e teste de adequabilidade do Radar SABER M60 ao SISFRON. Praia Grande. 2015.