A PADECEME é uma publicação semestral da Divisão de Doutrina da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), de natureza acadêmica, sem fins lucrativos, baseada na política de acesso livre à informação.

v. 17 n. 26 (2021): Liderança Estratégica

A liderança militar possui uma inequívoca importância para as Forças Armadas. É nos Estabelecimentos de Ensino do Exército que os líderes militares começam a ser forjados, tendo sua liderança posteriormente lapidada e provada nas Organizações Militares do Exército, em todo o Brasil. Desse modo, reveste-se de importância o estudo da liderança no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento profissional militar.

Abordando a liderança na esfera não militar, todo país do mundo necessita de líderes capazes em sua sociedade, os quais conduzirão sua gente, empresas, organizações, agências e instituições rumo ao desenvolvimento e ao bem-estar social, aspecto que reflete a importância desse assunto para todo cidadão.

Por este motivo, aliado à relevância do tópico para o processo ensino-aprendizagem no Exército Brasileiro e o desenvolvimento profissional militar, a publicação deste semestre traz artigos variados sobre o tema liderança, escritos por alunos civis do 3ᵒ Curso de Liderança Estratégica, conduzido na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, os quais abordaram, por exemplo, a relação entre liderança e ética, liderança no mundo corporativo e no marketing, dentre outros focos dados ao tema na presente edição.

Desta forma, a Escola acredita cumprir sua destinação de Estabelecimento de Ensino pertencente ao Sistema de Educação e Cultura do Exército, mas também pretende ir além, contribuindo com o debate sobre a formação de líderes para a condução dos destinos do Brasil.

Publicado: 2021-06-29

Ver Todas as Edições